O iodo é um dos elementos mais importantes do corpo. É necessário que a glândula tireóide produza hormônios, é por isso que eles contêm a maior quantidade de hormônios. A necessidade diária de um organismo em iodo é de 100-150 mcg, mas durante a gravidez, a lactação, durante o crescimento intensivo (em crianças), durante a reabilitação após uma doença ou cirurgia, esta norma é significativamente aumentada.
Para as mulheres grávidas, bem como a amamentação, são necessários 200 μg, crianças com menos de 12 anos de idade – 50-100 μg, adolescentes e adultos – 100-200 μg.
A deficiência de iodo é um distúrbio perigoso que leva a sérias consequências.
Especialmente expostos a ele são moradores de áreas de alta montanha, onde a água potável é pobre para este elemento.
Causas e sintomas de deficiência de iodo
Os motivos que provocam a escassez desse elemento são bastante diversos, mas precisam ser levados em conta / eliminados no tratamento e na prevenção. Por exemplo, uma mulher grávida, bem como a amamentação, deve consumir mais vitaminas e outros elementos úteis, incluindo o iodo.
Diminuição da concentração de iodo no corpo provoca: percloratos, tiocianatos, contraceptivos orais, abuso de álcool, tabagismo, irradiação radioativa.
Esse distúrbio pode manifestar-se de várias formas, pois seus sinais foram combinados em vários grupos: emocional, edematológico, imunodeficiente, hematológico, ginecológico e cardiológico:
- Emocional Estes incluem irritabilidade, deficiência de memória e concentração de atenção, retardamento das reações, diminuição da vitalidade geral, sonolência, letargia, estado depressivo;
- Imunodeficiência. Este grupo inclui apenas um sinal – a deterioração da imunidade. Como conseqüência – exposição a infecções, resfriados, o desenvolvimento de formas crônicas de patologias;
- Edema também ocorre em sintomas de deficiência de iodo. Eles podem ocorrer sob os olhos, nas mãos e nos pés. Os diuréticos só agravam a situação, formando dependência e dependência;
- Sinais ginecológicos do desenvolvimento de deficiência de iodo em mulheres incluem irregularidades menstruais, rachaduras nos mamilos, em fases posteriores – menopausa precoce e infertilidade;
- Cardíaca – arrhythmia, aterosclerose, baixando de pressão mais baixa. Nesse caso, não há melhora no tratamento dessas doenças;
- Hematológico – redução do nível de hemoglobina no sangue. Neste caso, também, as drogas não têm muito efeito.
A deficiência de iodo, que surgiu em crianças, sem ausência de tratamento, manifesta-se como um atraso no desenvolvimento mental e físico, uma vez que o cérebro e o sistema ósseo sofrem em primeiro lugar. Se esse distúrbio ocorreu durante a gravidez, o risco de desenvolver cretinismo na criança é alto.
Além disso, esse desvio afeta negativamente o funcionamento dos órgãos internos do bebê, bem como seu esqueleto. Nos estágios iniciais da gravidez, essa condição pode levar à regressão e ao aborto espontâneo. Durante a lactação, surgem dificuldades com a produção de leite materno.
Consequências da falta de iodo
O principal perigo do distúrbio está no fato de que os sintomas acima podem ser significativamente complicados e, na ausência de tratamento adequado, levar a consequências irreversíveis. Por exemplo, o bócio em crescimento pressiona os órgãos próximos, causa tosse seca, dificuldade em engolir alimentos, ataques de asfixia.
Deficiência em mulheres pode levar a doenças das glândulas mamárias. Se a glândula tireóide deixar de produzir hormônios na quantidade necessária, ocorre retardo de crescimento em crianças e adolescentes.
Diagnóstico em crianças e adultos com deficiência de iodo
O método mais simples e eficaz, que pode ser usado em casa – é a aplicação da malha de iodo. Aplica-se à pele do antebraço ou dos quadris. Se desaparecer completamente após 2 horas da data de aplicação, então há um déficit agudo desse elemento no corpo.
Quando ela continua ao longo do dia, então não há problema com o iodo. Mas no entanto é melhor dirigir-se ao doutor-endocrinologist de inspeção mais cuidadosa e consulta profissional.
Geralmente é atribuído:
- Exame de sangue para hormônios específicos;
- Exame ultra-sonográfico da glândula tireóide;
- Exame clínico e instrumental, se necessário.
Tratamento e prevenção da deficiência de iodo
A falta deste elemento é eliminada com drogas contendo iodo. Ou seja, todas as medidas visam reabastecer a substância que falta. Muitas vezes, um médico, após o diagnóstico foi realizado, prescreve medicação especial e vários suplementos. Eles podem assumir a forma de tablets e soluções. O curso do tratamento e as medidas que são incluídas nele dependem em grande parte do grau de deficiência de iodo, a extensão da ruptura da glândula tireóide.
A duração da terapia pode ser de vários meses e, às vezes, leva um ano. Às vezes especialistas prescrevem a recepção de aditivos inorgânicos de iodo, por exemplo, como Jodomarin, Iodo, Iodo, etc.
Vale a pena notar que eles são usados apenas em indicações estritas e prescrição de um médico, porque eles, como outros medicamentos, têm desvantagens na forma de efeitos colaterais, e há complicações com a dosagem. Portanto, qualquer meio para corrigir a deficiência de iodo deve ser selecionado, prescrito e dosado por um endocrinologista.
O tratamento é possível sem terapia sintomática, se a deficiência de iodo levou ao desenvolvimento de outros distúrbios e doenças. Por exemplo, a complicação mais comum é um bócio difuso não tóxico. Trate esta patologia com preparações de iodo por seis meses. Depois disso, a dose é alterada dependendo do curso da doença, outros medicamentos que suprimem as funções do TSH são administrados.
Dieta Especial
Tanto no tratamento como na prevenção da deficiência de iodo, a nutrição desempenha um papel importante. Com a ajuda de uma dieta adequadamente selecionada, você pode reduzir a quantidade de substâncias nocivas que penetram através de barreiras fisiológicas (pele, GIT, pulmões) e aumentar a resistência do corpo a tal. A nutrição adequada e equilibrada limpa o corpo, remove toxinas e toxinas, aumenta a função antitómica do fígado e estabiliza o trabalho de outros órgãos.
O problema da deficiência de iodo deve ser resolvido pela introdução de proteínas de valor integral na dieta, porque elas são o principal agente protetor na luta contra várias substâncias nocivas. Ao mesmo tempo, o cardápio deve conter a quantidade mínima necessária de gorduras, pois elas são lentamente digeridas e absorvidas pelo organismo, provocando a estagnação dos alimentos no trato digestivo.
Além disso, as gorduras são um fardo extra para o fígado, portanto, é necessário limitar ao mínimo os alimentos que contêm gorduras refratárias de origem animal (carne bovina, carne de carneiro).
A prevenção da deficiência de iodo envolve a saturação da dieta com carboidratos não refinados contendo fibra alimentar. Eles estimulam a liberação de substâncias nocivas do corpo. Além disso, é necessário minimizar o uso de sal. Não exclua completamente da dieta, mas é melhor dar preferência ao sal iodado.
No menu é necessário introduzir produtos ricos em antioxidantes (evitar a formação de radicais livres). Estes incluem vitaminas A, C, B6 e B2, PP, selênio, beta-caroteno, polifenóis, etc.
As fontes mais ricas de iodo são frutos do mar, por exemplo, couve-mar, óleo de peixe, além de sal marinho, outras algas. Como você pode ver, você pode lidar com a falta desse elemento, o mais importante, na hora de diagnosticar sua falta. Forte para você saúde!
1 Comment
I enjoyed the wit in this article! For more on this, visit: READ MORE. What do others think?