Saúde da mulher

Infantilismo sexual: tudo sobre as causas e tratamento da patologia

O infantilismo sexual é uma condição patológica associada ao retardo anormal do crescimento e ao desenvolvimento de órgãos do sistema reprodutivo no período da puberdade. Neste caso, um adulto pode ter características anatômicas e funcionais dos genitais, que são inerentes a crianças ou adolescentes.

Tipos de patologia

Na medicina, o infantilismo é classificado como completo ou parcial.

No primeiro caso, o subdesenvolvimento é observado em todas as esferas de atividade vital (órgãos vitais e sistemas), no segundo, apenas um fator pode ser afetado. Manifestações do infantilismo genital podem ser completamente escondidas, então uma mulher pode nem suspeitar que ela tem problemas específicos. Mas geralmente esses desvios tornam-se perceptíveis mesmo durante a puberdade.O processo de puberdade para cada menina começa em cerca de 9-10 anos.

Naturalmente, nessa idade, a menarca (a primeira menstruação) raramente aparece, mas o sistema reprodutivo começa a se desenvolver rapidamente. Os primeiros meses podem ir de 12 a 16 anos, mas isso não significa que o ciclo deva se tornar imediatamente regular ou estável.

Normalmente, após a menarca, observa-se um impressionante intervalo de tempo, após o qual a jovem é estabilizada por ciclos menstruais ovulatórios normais, ou seja, na verdade, torna-se totalmente pronto para a fertilização e o sustento da criança. Amplas flutuações temporais entre os estágios de desenvolvimento da esfera sexual são mais frequentemente associadas a características genéticas. Se o estabelecimento de um ciclo menstrual regular não ocorreu 6-8 meses após a menarca, faz sentido falar sobre o infantilismo sexual.

O que é infantilismo sexual e como se manifesta?

O infantilismo sexual é a razão pela qual uma mulher muitas vezes não consegue conceber ou ter um filho dentro do período prescrito. Em geral, esse distúrbio não causa mais sentimentos desconfortáveis ​​ao seu dono. O distúrbio é freqüentemente diagnosticado acidentalmente, quando um ultrassom planejado é realizado.

A essência da doença está no subdesenvolvimento dos órgãos genitais femininos, associado à interrupção intempestiva de seu crescimento. A patologia é frequentemente diagnosticada em conjunto com a hipofunção das glândulas sexuais femininas.

Se houver atividade insuficiente dos ovários, o paciente pode observar o subdesenvolvimento dos órgãos genitais externos, devido aos quais os atos sexuais se tornam impossíveis. Na base do mecanismo de desenvolvimento do infantilismo sexual é uma falha complexa no sistema “Hipotálamo – glândula pituitária – ovários”.

Com o infantilismo dos órgãos genitais, as glândulas sexuais de uma mulher param de responder e respondem aos hormônios que são sintetizados pelos órgãos centrais – o hipotálamo e a glândula pituitária. Neste caso, se você passar em testes de laboratório no painel hormonal, poderá encontrar o excesso de produção de hormônio folículo-estimulante na glândula pituitária. Neste caso, o hormônio luteinizante responsável pela ovulação e a segunda fase do ciclo menstrual é extremamente mal produzido.

A isto junta-se e tal uma virada como hypoplasia uterino. É caracterizada por um tamanho corporal anormalmente pequeno (normalmente o útero de uma mulher nulípara atinge 7 cm de altura e a mulher que dá à luz é 8, o tamanho do colo do útero é de 2,5 cm). Hipoplasia do útero é uma das principais causas de infertilidade (incapacidade de engravidar) e aborto espontâneo.

É difícil o suficiente para instalar, e um estudo de ultra-som pode não ser suficiente aqui.

O médico deve direcioná-lo para um exame complexo do corpo, incluindo sondagem, histerossalpingografia e até mesmo laparoscopia. É compulsório e em qualquer idade é realizado um estudo antropométrico, que permite determinar o atraso no desenvolvimento físico como um todo. Crianças e adolescentes estão sendo examinados quanto à idade óssea.

Se além de interromper o desenvolvimento dos órgãos urogenitais, houver um atraso geral no desenvolvimento físico (e às vezes mental), o veredicto pode ser feito mais cedo – aos 13-14 anos.

Causas do infantilismo sexual: é possível evitar a frustração?

Normalmente, para neutralizar o problema, quase sempre requer a intervenção de um especialista competente.

Então, entre as razões para o infantilismo sexual é distinguir:

  • A desestabilização do equilíbrio hormonal (por exemplo, no contexto de doenças de glândula de tireóide na adolescência);
  • Anormalidades genéticas e cromossômicas;
  • Retardo do desenvolvimento intra-uterino do feto;
  • Desnutrição (em meninas isso pode ser devido à anorexia nervosa, que é tolerada no início da adolescência);
  • Deficiência de nutrientes em alimentos consumidos;
  • Intoxicações crônicas (típicas de pessoas que vivem em regiões ecologicamente desfavoráveis, bem como locais com altos níveis de radiação);
  • Adiada na infância, doenças graves (caxumba, rubéola, escarlatina, sarampo);
  • Patologias crônicas de órgãos otorrinos (por exemplo, amigdalite recidivante);
  • Operações nos ovários e nas trompas de falópio;
  • Patologias reumáticas;
  • Patologia grave do coração e sistema circulatório (distúrbios vasculares);
  • Doenças do sistema digestivo.

Para o tratamento do infantilismo sexual, são selecionadas medidas terapêuticas individuais, de acordo com as peculiaridades desse ou daquele paciente, das causas profundas do desenvolvimento de sua doença, bem como indicações e contraindicações para terapias específicas.

Graus de desenvolvimento de patologia e as suas características

Como qualquer doença, o infantilismo sexual tem suas próprias formas e graus de desenvolvimento. Para a patologia em progresso, o subdesenvolvimento uterino é o mais típico.

É pelo seu tamanho determina o grau específico da doença:

  1. Infantilismo de primeiro grau é raro. Caracterizado pelo chamado “Útero rudimentar”. O comprimento do corpo do órgão fértil não excede 1-2 cm (em uma taxa de 7-8). A maior parte desse volume cai no colo do útero. Sangramento regular durante a menstruação pode estar ausente por completo e pode ocorrer com extrema raridade. Em alguns casos, sua similaridade é observada – a sugação de sangue. Essa forma de patologia é atribuída a distúrbios graves do desenvolvimento;
  2. Infantilismo do segundo grau caracterizada pelo tamanho do útero, típico de uma adolescente – 3 cm, ou um pouco mais. Uma posição bastante alta dos ovários também é notada. As trompas de falópio são um tanto alongadas e tortuosas. As menstruações são raras, mas dolorosas o suficiente. Essa forma da doença é tratável, mas pode ser longa e complicada;
  3. Infantilismo do terceiro grau – a forma mais fácil de patologia, que é caracterizada por um ligeiro desvio no desenvolvimento do útero. A hipoplasia é caracterizada pelo crescimento de órgãos com até 6-7 cm de comprimento. A relação entre o comprimento do útero e seu colo do útero está correta. A doença em si pode ser desencadeada pela idade pré-puberal e puberal das doenças inflamatórias do sistema reprodutivo. A patologia pode ser eliminada por conta própria, com o desenvolvimento da vida sexual regular ou o início da gravidez.

Além disso, devemos distinguir duas formas principais da doença – com insuficiência ovariana e sem ela.

Sintomas de infantilismo sexual

Como já mencionamos, é quase impossível reconhecer essa patologia independentemente. Mas você deve saber alguns sinais perturbadores de que você pode detectar a doença em si mesmo.

Os sintomas de infantilismo sexual podem ser escassos e sangramento uterino raro (durante dias críticos). Sangramento uterino pode estar ausente completamente. Ao mesmo tempo, há uma deterioração acentuada no estado de saúde, incluindo desmaios, náuseas e vômitos.

A menstruação é extremamente dolorosa, os ataques de dor são frequentemente interrompidos por analgésicos.

Quando o exame externo revela uma pelve estreita, pilosidade insuficiente da zona púbica, a falta de vegetação nas axilas, glândulas mamárias muito pequenas. Lábios sexuais são frequentemente subdesenvolvidos, a vagina é anormalmente estreita e curta, o colo uterino é um pouco alongado e seu corpo é achatado. A aparência típica do paciente é a fragilidade externa, falta de arredondamento típica para o corpo feminino, como bacteriana “Boyish” figura, mas os ombros também são estreitos, como a pélvis. A radiografia também pode revelar atraso no desenvolvimento ósseo.

Se, por algum motivo, você não puder engravidar ou tirar uma criança, e também observar sintomas alarmantes de ginecologia, entre em contato com o especialista apropriado para uma consulta objetiva e diagnóstico diferencial. Seja saudável!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Constancet 28.06.2024 at 12:07

    This was both informative and hilarious! For further reading, check out: LEARN MORE. What do others think?

  • Leave a Reply