Por que você começa dores de cabeça enquanto come e depois, tonto e nauseabundo? Quais doenças são acompanhadas por tais sintomas? O que é síndrome de dumping e o que isso tem a ver com desconforto?
Causas de fraqueza depois de comer
Normalmente, depois de uma pessoa ter comido, ele se sente ótimo, mas com mais frequência as pessoas se queixam da ocorrência de desconforto – tontura, fraqueza e outros fenômenos desagradáveis.
Às vezes, de repente, há náusea e até vômito, então a condição está se deteriorando significativamente. Muito provavelmente, esses sintomas indicam uma síndrome de dumping.
Por que tonto depois de comer
As razões estão escondidas nos processos de ressecção: quando uma pessoa começa a comer, o sangue vai para os órgãos digestivos para ajudar o estômago a lidar com o processo. Se a comida é mal digerida, significa que formou-se um quimo duro que, depois de entrar no intestino delgado, exerce forte pressão, o que pode ativar a injeção de catecolaminas no sangue.
Este último e provocar tonturas. Além disso, má digestão de alimentos pode levar a outros sintomas desagradáveis.
Quando não há fluido suficiente no intestino e no sangue, a hipovolemia ocorre. Este é o diagnóstico mais frequentemente colocado o médico, porque está associado com o aparecimento de tontura após uma refeição.
Sintomas da doença
Os fenômenos desagradáveis acima são chamados de síndrome de dumping. Está associado à incapacidade do estômago de cumprir plenamente sua função.
Patologia é acompanhada por outras condições desagradáveis:
- Suor frio, falta de ar;
- Palpitações freqüentes, fraqueza;
- Náusea, vômito;
- Mudanças no ritmo do coração durante uma refeição;
- A cabeça gira, a pressão sanguínea é reduzida;
- A pele fica pálida ou manchas de cor não natural aparecem nela.
Existem dois estágios da patologia, que se distinguem pela duração e período da manifestação da síndrome. O estágio inicial ocorre imediatamente após as refeições, máximo após um quarto de hora. Mais tarde vem algumas horas depois. Vale a pena notar que este último é mais seguro, embora acompanhado por uma forte dor de cabeça e ataques mais graves.
Náusea após comer, tontura e fraqueza com síndrome de dumping precoce
A condição patológica surge devido à má digestão dos alimentos: os alimentos em grandes quantidades não podem ser efetivamente digeridos e entram no intestino como um quimo forte. Neste momento, como já observado, há náuseas e tonturas graves, aumenta significativamente a pressão osmótica, o que também tem um efeito negativo.
A síndrome precoce é caracterizada por tontura, náusea, que pode atingir vômitos, violações de várias pressões (arterial, osmótica) e ritmo cardíaco (taquicardia pr.). Quando esses sintomas ocorrem regularmente, eles prejudicam significativamente a qualidade de vida. Não demora com o tratamento na clínica.
Vale a pena notar que muitas vezes náuseas e vômitos são sintomas de uma doença tão grave como a bulimia. Neste caso, as pessoas com síndrome de dumping que não procuram tratamento, surgem de forma permanente.
O perigo da bulimia reside no fato de que o estômago deixa de perceber a comida em qualquer quantidade e forma. Com o tempo, isso leva ao desenvolvimento de úlceras e outras patologias do trato gastrointestinal.
A síndrome de dumping precoce pode ocorrer devido a grandes quantidades de alimentos, mas as razões podem estar escondidas na incapacidade do trato gastrointestinal para lidar com isso. Por exemplo, os sintomas podem ocorrer mesmo após um copo de suco ou um pedaço de bolo. Como resultado, há fermentação no estômago. Portanto, você precisa estar pronto para cumprir a dieta durante o tratamento, por exemplo, no menu, excluir completamente os produtos de confeitaria, nozes, farinha e uma série de outros produtos que podem levar ao quimo.
Depois de uma refeição, a cabeça fica sem brilho e há fraqueza na síndrome de dumping tardio
A principal diferença do estágio inicial é que os sintomas da patologia aparecem após algumas horas após a refeição.
Ao mesmo tempo, eles parecem mais pronunciados:
- Apesar do fato de que uma pessoa usou a comida relativamente recentemente, surge uma sensação infundada e bastante aguda de fome;
- O aparecimento de fraqueza geral;
- Há um suor frio, tontura forte o suficiente;
- Um exame de sangue neste momento mostrará uma queda rápida na concentração de glicose;
- Se, em um estágio inicial, a pele fica pálida, então no estágio final a face se torna vermelho-púrpura;
- No abdômen, em particular na zona do estômago, há um estrondo característico de “fome”;
- A visão cai – é eclipsada, linhas brilhantes aparecem na frente dos olhos, manchas, é impossível concentrar a atenção em qualquer coisa.
Às vezes a fraqueza severa, acompanhada de náusea e vômito, pode ocorrer uma vez, por exemplo, isto acontece depois de comer demais banalmente. Se tais sintomas ocorreram apenas uma vez, você não deve se preocupar. Mas, com a sua aparição regular, é necessário contactar um especialista, porque as consequências podem ser bastante graves.
Fraqueza que ocorre depois de comer, durante a gravidez
Carregar um bebê é um processo muito complicado e difícil, portanto, o corpo gasta muita energia na manutenção desse processo. Portanto, não é de surpreender que uma mulher, desde cedo, sinta uma fraqueza.
Após a concepção, muita metamorfose ocorre no corpo, o que se reflete no bem-estar da futura mãe. Um feto em crescimento requer nutrientes, e estes são retirados das próprias reservas corporais da própria mulher.
Além disso, há outro círculo de circulação sanguínea, que leva a uma queda no nível de ferro e hemoglobina. Órgãos estão experimentando um aumento de carga, podemos dizer, trabalhar no modo de emergência. Se o corpo da mãe não tiver nutrientes para si e para o feto, ela sentirá sua deficiência.
Fraqueza, sonolência, impotência são sinais de um aumento no nível de progesterona. Esse hormônio, entre outras coisas, afeta a atividade do sistema nervoso central, preparando-o para a aparência da criança: a mulher fica mais relaxada, pacífica, passiva.
Fraqueza na gravidez depois de comer é devido ao fato de que durante a digestão dos alimentos é gasto muita energia, o sangue está chegando ativamente aos órgãos digestivos, o que leva a uma ligeira queda na pressão arterial.
No entanto, você precisa ser cauteloso e informar seu médico sobre os sintomas perturbadores. É provável que sejam sinais de toxicosis precoce, hipotensão, anemia por deficiência de ferro.
O que fazer se depois de comer houver fraqueza e sonolência
O médico escolhe um plano de tratamento baseado na causa do distúrbio. Existem várias opções para terapia:
- Tratamento medicamentoso. Por via de regra, prescreva drogas como “Imodium“,”Motilium“,”Octreotide“. Eles param de síndromes desagradáveis de náusea e tontura;
- Depois de uma refeição, você não pode imediatamente começar a trabalhar fisicamente. Demora alguns minutos para descansar;
- Adira a certas regras de nutrição. Por exemplo, uma nutrição adequada sugere que os carboidratos devem entrar no corpo em maior quantidade do que as gorduras, em especial os animais. Além disso, proteínas são necessárias tanto quanto carboidratos;
- Em exposições fortes o doutor pode marcar ou nomear o novokain que aceita antes de cada refeição;
- É extremamente raro, mas recorra à transfusão de sangue.
Às vezes há necessidade de intervenção cirúrgica. Como regra, isso é feito quando o ultrassom é encontrado na patologia do estômago ou do intestino, o que pode levar a um aumento significativo da pressão osmótica.
Pode-se dizer que vários fenômenos desagradáveis que surgem depois de comer, indicam uma violação da dieta. A cabeça vira, náusea, vômito, fraqueza, sonolência – estes sinais freqüentemente são acompanhados por comer demais.
Você não pode começar imediatamente a comer depois de uma refeição, mas não é recomendado ir descansar, é melhor apenas sentar-se. Recomenda-se sempre comer em um determinado momento.
Se essas medidas não afetarem a condição, você não poderá ir ao médico, pois a probabilidade de ter uma patologia gastrointestinal grave aumenta significativamente.
1 Comment
Fantastic article! Your perspective on this topic is truly insightful. For those looking to explore this further, I found an excellent resource that complements your points: READ MORE. I’m eager to hear what others think about this!