O baço é um órgão multifuncional do homem, mas pouco estudado. Podemos dizer que pouco se sabe sobre isso, e há uma série de patologias que levam à sua remoção. Mas a pessoa continua a viver normalmente depois disso, praticamente sem mudar hábitos. Isto é, o baço não é tão importante para a vida humana.
Cientificamente confirmou que após a remoção deste órgão, os processos que ocorreram nele continuam a fluir no corpo. Acontece que algumas das funções desse corpo são tomadas por outros.
Estrutura do baço
Este corpo não é pareado. Na aparência, parece uma formação em forma de feijão. Localiza-se na parte esquerda da cavidade abdominal, atrás do estômago. O baço é relativamente pequeno, seu peso varia de 200-250 gramas. Note-se que quanto mais velha a pessoa, menos ela a possui. Um órgão saudável não se presta à palpação, isto é, não pode ser investigado.
Para a saúde do baço, sua camada externa responde, desempenhando uma função protetora e protegendo contra influências negativas. Consiste em um tecido conjuntivo, caracterizado por rugosidade e densidade. No interior, consiste de tecidos glandulares, muito mais finos e mais macios do que a camada externa.
A principal tarefa do baço é a formação de sangue. Você pode dizer que se refere ao sistema de hematopoiese. Além disso, o aumento da circulação sanguínea do baço ocorre apenas com uma perda significativa e acentuada de sangue. Este processo é devido à presença de um grande estoque de glóbulos vermelhos (glóbulos vermelhos) no próprio órgão.
Também executa a função de filtro, limpando o sangue de escórias e corpos estranhos. Baço
produz células que impedem a penetração de várias bactérias e vírus no corpo, isto é, participa da luta contra este último. Portanto, a inflamação do baço afeta negativamente o corpo, embora este possa funcionar de modo compensatório, distribuindo suas responsabilidades a outros sistemas.
De certa forma, controla a circulação do sangue nos vasos.
Quando esta função é interrompida, há sintomas desagradáveis, por exemplo, mau hálito, sangramento nas gengivas e sangramento interno.
Sintomas, causas e tratamento da inflamação do baço
As doenças associadas ao processo inflamatório no baço são chamadas de esplênio e lienite. Deve-se notar que patologias desse tipo, na grande maioria dos casos, ocorrem simultaneamente com a inflamação de seus órgãos de membrana e cavidade abdominal.
Inflamação do baço, como uma doença independente, não foi registrada em medicina. Geralmente, essa condição é um tipo de complicação de processos inflamatórios no intestino ou fígado, e também ocorre em patologias severas, como brucelose, tuberculose, etc.
Se a inflamação é local, então, como regra, quaisquer sintomas, fenômenos desagradáveis e desconforto estão ausentes, isto é, a patologia procede de forma assintomática.
Ou seja, uma pessoa se sente quase como de costume. Neste caso, tal patologia só pode ser identificada após a realização de testes laboratoriais.
Os sinais de inflamação dos órgãos abdominais e esplênicos são mais pronunciados e incluem as seguintes condições:
- Dor no abdome de natureza aguda;
- Náusea, vômito;
- A temperatura corporal aumenta, mas varia de 37,3 a 37,8 ° C;
- O baço aumenta de tamanho, por isso é bem palpado.
O quadro clínico, neste caso, é bastante semelhante à doença da apendicite. Se as razões
esconde-se nas patologias do fígado e, em seguida, simultaneamente com os sintomas listados acima, há dor no quadrante superior direito, bem como gravidade no lado direito. Muitas vezes, a síndrome da dor afeta toda a cavidade abdominal.
Neste último caso, o desconforto é muito forte, é difícil de suportar, você os seguintes sinais de doença: vômito quase não parar, a temperatura do corpo sobe significativamente, o apetite é reduzido ou ausente.
Quando um exame de sangue é realizado, descobre-se que sua composição química se desvia significativamente do padrão estabelecido. Muitas vezes, esses processos inflamatórios são acompanhados por icterícia da pele, coceira e sarna.
Os resultados do estudo ultra-sonográfico baseiam-se no diagnóstico do processo inflamatório, na formulação de um diagnóstico preciso.
Causas de inflamação súbita do baço pode se esconder em um abcesso – um cluster de pus que ocorre nas seguintes situações:
- Complicações do curso de várias patologias infecciosas, por exemplo, tifo, malária, etc .;
- Inflamação da mucosa interna do corpo;
- Lesões. Os coágulos sanguíneos resultantes de danos mecânicos podem ulcerar posteriormente.
O abcesso é único, isto é, pontual e múltiplo, quando os focos de supuração são bastante numerosos. Este último pode variar consideravelmente em tamanho, começando da cabeça do alfinete e terminando com os maiores.
Para tratar essas doenças é simplesmente necessário, apesar do fato de o baço não ser um órgão vital.
Os sintomas de abscesso purulento incluem as seguintes condições:
- dor aguda grave localizada no hipocôndrio esquerdo;
- calafrios;
- aumento de temperatura até 40 ° C;
- aceleração da frequência cardíaca.
Com múltiplas e grandes lesões focais, o órgão aumenta significativamente, de modo que a dor pode ser observada no lado esquerdo do tórax. Além disso, muitas vezes há sintomas como falta de ar e tosse, e os músculos do peritônio estão muito tensos.
Como devo tratar a inflamação do baço?
Qualquer processo inflamatório no corpo assume a ingestão de antibióticos, e a patologia desse órgão não é exceção.
Mesmo que os focos de inflamação sejam bastante pequenos ou mesmo completamente isolados, o tratamento é realizado em conjunto com medicamentos antibacterianos e antivirais para prevenir a propagação da infecção. Além disso, o paciente deve cumprir o repouso no leito e também fornecer descanso. Se as lesões são muito grandes, deve-se recorrer à cirurgia e remover completamente o órgão.
Saúde para você e boa saúde!
1 Comment
Great read! Your breakdown of the topic is commendable. For further reading, here’s a useful resource: READ MORE. Let’s discuss!