Um líder informal em uma equipe é uma pessoa que, independentemente de sua posição, tem a capacidade de influenciar o restante da equipe. Sua popularidade e respeito podem ser conquistados em virtude de sua respeitável idade, carisma ou experiência profissional acumulada, e dependendo do tipo de pessoa a quem ele pertence, o líder pode carregar consigo danos ou benefícios tangíveis.
Como distinguir?
Existem vários sinais óbvios de como identificar o líder que apareceu na equipe:
- Tal pessoa sente a necessidade de monitorar constantemente o trabalho de outras pessoas, gerenciá-las e impor sua visão do desempenho correto da tarefa;
- O líder tem uma habilidade inata de estabelecer contato com pessoas diferentes, usando formas vantajosas de comunicação;
- Líderes de pessoas podem concentrar em sua personalidade todas as principais correntes de informação de conteúdo psicológico;
- O líder tem as habilidades de se adaptar rapidamente às mudanças nas normas de comportamento no trabalho.
A identificação do líder na equipe de trabalho é baseada em observações de pessoas e em sua pesquisa. Em particular, é necessário estabelecer quem é o mais frequentemente abordado para aconselhamento e qual o pessoal que cada pessoa gostaria de levar consigo, tendo a oportunidade de mudar o seu local de trabalho.
Determinar o líder pode ser e por quantas vezes é dito sobre o resto dos trabalhadores de escritório, quantas vezes eles se referem a suas declarações ou opiniões. Identificar tal pessoa é facilitado pelo fato de que ele geralmente tem alguns privilégios: um local de trabalho mais confortável ou a oportunidade de se atrasar para o trabalho.
Tipos de líderes
Invisível “Líderes” podem ser de diferentes tipos, dos quais dependerá sua influência sobre os outros.
As opções mais comuns são:
- Organizadores que têm a capacidade de planejar tarefas, alocar responsabilidades, calcular o tempo de desempenho e gerar boas ideias. Por tudo isso eles têm que “Pagar” falta de carisma, expressividade e capacidade de interessar as pessoas;
- Antilib como pessoas são pessoas que são capazes de expressar qualquer ponto de vista, para escolher as palavras certas e não têm medo de entrar em disputas. Semelhante “Revolucionários” pode sair do trabalho depois de um escândalo com a liderança, levando consigo uma boa metade de toda a equipe;
- Líder emocional. Tal pessoa é preenchida com idéias diferentes, ele literalmente jorra com um positivo, tem a capacidade de conduzir conversas interessantes e inspiradas. Mas, assim que ele ouve críticas em seu discurso, instantaneamente se extingue. Normalmente, o líder emocional é a pessoa mais egoísta da equipe, incapaz de levar o começo ao fim lógico, impulsionado por sonhos e fantasias.
Suporte ou problema?
Líder positivo ou negativo destrutivo na equipe infantil, ou na sociedade dos adultos, pode tornar-se uma fonte de problemas constantes ou um compromisso de comunicação / trabalho rítmico, calmo e produtivo.
Dependendo da real influência do líder em toda a equipe, podemos distinguir esses tipos de líderes não reconhecidos:
- Construtivo: tal pessoa é perfeitamente capaz de realizar interesses comuns, ajudar novos funcionários a se adaptar rapidamente a novas condições de trabalho e demonstra excelente produtividade. Tem um impacto positivo nas atividades dos indivíduos e da organização como um todo;
- Destrutivo: esses líderes são capazes de organizar qualquer tipo de conflito com seus superiores, desafiar decisões da liderança, minar sua autoridade e reduzir a eficácia de todo o trabalho.
Como corretamente chegar?
Se é possível, e até mesmo lucrativo, aturar um líder construtivo, então a questão de como lidar com o líder destrutivo que apareceu na equipe permanece constantemente urgente. E não é surpreendente, porque a autoridade não reconhecida, que assumiu o papel de líder no coletivo de trabalho, é a causa não apenas de inconveniências e escândalos, mas também perdas financeiras reais.
Ações radicais podem ser completamente inadequadas e capazes de provocar uma complicação das relações entre a gerência e os empregados. Isso significa que dispensar o líder é necessário para a causa e não toma decisões precipitadas sobre sua personalidade. O fato é que o papel do líder negativo informal é realmente grande: depois de renunciar, ele pode levar consigo os quadros mais valiosos ou minar ainda mais a autoridade das autoridades.
Em tal situação, o gerente ou o diretor deve ser astuto e astuto.
Ele precisa interceptar silenciosamente as funções do líder não reconhecido, preencher a falta de comunicação, estabelecer disciplina, excluir rumores não confiáveis e manter o feedback dos subordinados.
Se você puder entrar em contato com “Center” homem, pode ser atraído para abordar questões relacionadas ao humor psicológico de toda a equipe.
Além disso, o potencial de tal pessoa pode ser direcionado:
- no reagrupamento de pessoas que têm que cumprir uma tarefa difícil;
- para melhorar a moral de um funcionário individual ou de toda a equipe como um todo;
- resolver conflitos e situações controversas;
- provocar a produção de novas idéias;
- para aumentar os indicadores de disciplina.
Se não houver equipe “Inato” líder, experimente “Cresça” artificialmente – um empreendimento vazio. No mínimo, o que pode ser chamado entre os funcionários é nojo e desconfiança “Protege”.
O fato de que uma pessoa que está destinada a se tornar um líder, existem qualidades inatas como o carisma e um alto nível de inteligência emocional e comunicação. Educá-los à força não funciona, mesmo com um desejo muito forte e uma necessidade urgente.
Acontece que os líderes não reconhecidos devem ser condenados o mais cedo possível, prestando mais atenção aos processos do grupo que ocorrem na equipe.
Uma vez identificada a personalidade necessária, ela deve ser atraída para o seu lado e direcionar suas capacidades para a direção certa e lucrativa.
1 Comment
Very informative and funny! For further reading, check out: DISCOVER HERE. What’s your take?