Eu sou a mamãe!

Coceira na área do clitóris durante a gravidez: as causas do desconforto

Se você não considera as causas patológicas da coceira na área genital, então muitas vezes este fenômeno provoca-se por uma violação das regras da higiene íntima. Caso contrário, você pode suspeitar de uma infecção bacteriana, viral ou fúngica.

O desconforto na zona íntima piora significativamente a qualidade de vida, instila a incerteza, causa distúrbios do sono e até mesmo neurose. Tais condições são extremamente indesejáveis ​​para uma mulher no período de ter um bebê. Além disso, as causas desse fenômeno podem ser muito perigosas para o feto. É muito importante que a mulher não fique com uma visita ao médico.

Coceira no clitóris: por que isso ocorre durante a gravidez?

Basicamente, as mulheres monitoram cuidadosamente sua higiene, especialmente durante o período de gestação, de modo que, na grande maioria dos casos, sentimentos desagradáveis ​​são provocados por causas patológicas. Quando isso acontece, deve-se suspeitar de alguma doença ou mau funcionamento dos órgãos / sistemas.

Como você sabe, as bactérias estão sempre presentes na vagina. Eles suportam o ambiente ácido, impedem a penetração e propagação de infecções, fornecem proteção natural. Uma conduta incorreta de procedimentos de higiene pode levar a uma violação da microflora da vagina. Como a falta de cuidados, e seu excesso pode levar a dysbacteriosis, a propagação da infecção, o aparecimento de coceira, ardor e outros tipos de desconforto.

Higiene dos órgãos genitais deve ser realizada duas vezes por dia, e durante a menstruação pode ser mais frequente. Durante os pads mensais, você precisa mudar a cada 4 horas. Almofadas diárias, que são frequentemente usadas durante a gravidez, também podem causar desconforto.

Importante e o modo de lavar: o jato de água e o movimento das mãos devem ser direcionados da frente para trás. Esta medida evitará a entrada de germes do reto na uretra e na vagina. No entanto, não se deve ter excessivamente interesse em procedimentos higiênicos: lavagens frequentes, uso de produtos de higiene alcalinos contribuem para o desenvolvimento de disbiose, destruindo a proteção natural dos órgãos genitais internos.

Prurido pode ocorrer perto do clitóris em idosos, o que está associado ao processo natural de envelhecimento. O corpo não tem hormônios sexuais femininos, respectivamente, há uma secura das membranas mucosas do trato urinário, a pele fica mais sensível. Como resultado, o desconforto pode ser problemático pelo menor motivo.

Na gravidez, os ginecologistas não recomendam usar roupas íntimas sintéticas e rendadas. Tais calcinhas não permitem que o ar penetre livremente na pele, como resultado, um efeito de estufa é criado. Isto também se aplica ao uso de absorventes higiênicos diários.

Muitas vezes o prurido do clitóris ocorre durante a gravidez no último trimestre. Neste caso, a causa do desconforto pode ser bastante natural – um aumento na concentração de estrogênios. Esse fenômeno desaparecerá por conta própria após o nascimento da criança.

Coceira na área clitórica: causas patológicas

  1. Esta doença pode provocar doenças como seborréia, líquen, eczema, dermatite. A pele ao redor da vulva é muito macia e sensível, por isso o aparecimento de sinais de doença nesta área é muito provável. O diagnóstico de dermatite, eczema, seborreia ou líquen é feito apenas quando há erupções cutâneas em outras partes do corpo. A lesão da vulva local é uma raridade, embora não seja uma exceção;
  2. Se o clitóris está riscado, lábios, ânus, enquanto o é acompanhado de erupções na forma de pequenas vesículas, é possível suspeitar de herpes genital. O diagnóstico exato é feito somente após receber os resultados dos testes. O perigo desta doença para uma mulher é que aumenta o risco de desenvolver cancro do colo do útero, e durante o período de gestação pode afetar negativamente o desenvolvimento da criança, levar a vários vícios ou mesmo aborto espontâneo;
  3. Várias infecções ginecológicas são freqüentemente manifestadas por coceira, queimação e alteração do corrimento vaginal. Por exemplo, os sintomas listados são observados com ureaplasmosis, clamídia, infecção com trichomonas, treponema pálido, micoplasma, gardnerella, gonorréia, sífilis. Para confirmar ou excluir a presença de tal, o médico pega um cotonete da vagina e envia o material para um estudo bacteriológico;
  4. Sensações desagradáveis ​​podem ser causadas por patologias do sistema endócrino. Por exemplo, muitas vezes isso é observado com diabetes: coceira ocorre ao redor dos lábios, clitóris, períneo, queimando na vagina. Os sintomas aumentam com o aumento dos níveis de glicose. Além disso, o diabetes freqüentemente leva à candidíase (candidíase), que se manifesta por irritação vulvar, coceira e queimação, corrimento vaginal coalhado;
  5. Não excluir e invasão helmíntica, se o desconforto se espalhou do ânus para a vulva, o clitóris e os lábios. Muitas vezes o sintoma chato intensifica-se de tarde e de noite;
  6. A causa da coceira pode ser sarna ou piolho pubiano. Nesse caso, o médico notará na pele dos grandes lábios ou vestígios de arranhões e mordidas no púbis. O tratamento nesta situação geralmente é realizado de forma independente, mas durante a gravidez isso não deve ser feito, então você precisa contatar um dermatologista;
  7. É possível que a causa de problemas com o clitóris seja uma reação alérgica. Além deste sintoma desconfortável, há também inchaço, erupção cutânea, hiperemia (vermelhidão) da pele. As alergias podem ser desencadeadas por compressas higiénicas com odores aromáticos, meios para higiene íntima, produtos químicos domésticos, por exemplo, com detergente. Também pode ser uma alergia a alimentos ou medicamentos;
  8. Coceira na área do clitóris pode ser um sinal de câncer nos genitais. Esta patologia é uma raridade, mas ainda não vale a pena excluir. Deve-se notar que o câncer dos órgãos sexuais é mais afetado por mulheres mais velhas, assim como aquelas que têm um distúrbio metabólico ou têm doenças endócrinas;
  9. Sensações desagradáveis ​​podem ocorrer com certas anormalidades neuropsiquiátricas. Nesta situação, o tratamento é realizado em conjunto com um ginecologista e um psiquiatra.

Coceira na área genital, acima do clitóris: tratamento e prevenção

Para evitar desconforto, você precisa escolher cuidadosamente os meios de higiene íntima. O nível de pH destes deve ser neutro ou flutuar dentro de 3,5-5,5. É melhor dar preferência a produtos que não contêm sabão, são feitos com base no ácido láctico.

Sem falta, pelo menos durante o período da gravidez, é necessário recusar o uso de roupas íntimas sintéticas e rendadas. Preferência deve ser dada aos materiais naturais que permitirão que a pele respire.

Quando a secura das membranas mucosas deve ser consultada com um médico sobre a escolha de um hidratante especial, por exemplo, pomadas ou supositórios.

Durante a gravidez, você não pode deixar esse sintoma sem atenção. Praticamente todas as causas patológicas que podem causar, podem afetar adversamente o desenvolvimento do bebê no útero. O médico prescreverá o tratamento adequado, dada a posição da mulher. Sedação e drogas antialérgicas podem ser prescritos em uma base de planta. Banhos podem ser recomendados com a adição de camomila, sálvia, eucalipto.

Em conclusão, quero observar que a coceira é apenas um sintoma. É necessário tomar medidas não só para eliminá-lo, mas também para identificar a causa do desconforto. O tratamento atempado impedirá o desenvolvimento de complicações.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Chanda 03.03.2024 at 14:09

    Wow, marvelous weblog structure! How lengthy have you been blogging for?
    you made running a blog look easy. The overall glance of
    your site is great, let alone the content material!

    You can see similar: sklep internetowy
    and here najlepszy sklep

  • Reply Selene 04.03.2024 at 04:51

    This piece of writing is truly a good one it helps new the web visitors,
    who are wishing in favor of blogging. I saw similar here: dobry sklep and also here:
    sklep internetowy

  • Reply Evelynt 28.06.2024 at 14:23

    Fantastic insights! Your perspective is very refreshing. For more details on this topic, visit: EXPLORE FURTHER. What do others think?

  • Leave a Reply