Eu sou a mamãe!

Evaporina: quando é a norma e quando é a patologia?

Suar é um processo natural no corpo. Mas se é excessivo ou inadequado, eles falam sobre patologia. Além disso, a transpiração pode indicar a presença de uma doença ou um desvio no trabalho do corpo.

Classificação do problema de sudação

A sudorese excessiva é chamada hiperidrose e insuficiente – anidrose:

  • Local (limitado) é observado em áreas específicas do corpo. Esta forma é dividida em facial, hiperidrose das extremidades e distúrbios neurológicos;
  • Generalizado (difuso) – um aumento geral da transpiração. Ocorre principalmente quando há alguma doença, isto é, é seu sintoma.

Por que há suor?

As causas do aparecimento de suor em todo o corpo ou em lugares individuais em cada um dos casos listados são diferentes. Por exemplo, a hiperidrose dos membros pode surgir como resultado de um aumento na concentração de glândulas sudoríparas ou devido a uma reação incorreta do corpo aos estímulos habituais – atividade física, emoções, calor. Em tal situação, a transpiração pode exceder 10 vezes o normal. Na maioria das vezes, essa reação de um organismo pode ser observada em uma situação estressante e em um estado de tensão nervosa.

Considerando as causas do aparecimento de suor no rosto, primeiro de tudo você precisa mencionar comida. Suor freqüentemente ocorre durante o uso de vários produtos, por exemplo, chá quente, café, chocolate, álcool, pratos condimentados. Neste caso, é perceptível na testa e acima do lábio superior. Pode ser notado depois de alguns minutos depois de comer tal refeição.

A evaporação no rosto pode ser causada por causas mais graves – uma operação na glândula salivar ou sua doença grave. Em um bebê, esse fenômeno ocorre devido a danos no nervo facial durante o trabalho de parto, quando pinças obstétricas são usadas.

Os distúrbios neurológicos que causam a transpiração incluem neurossífilis, acidente vascular cerebral e doença de Parkinson.

Classificação de hiperidrose generalizada

Patologia do sistema endócrino

A evaporina é freqüentemente um sintoma de tireotoxicose, acromegalia, hipoglicemia, diabetes, etc. Deve-se observar que, em casos de violações desse tipo, a hiperidrose é apenas um sinal, portanto, não requer tratamento específico.

Doenças Infecciosas

Praticamente todas as infecções agudas e crônicas incluem sudorese em seus sintomas e isso é considerado um sintoma tradicional. A transpiração abundante é causada pela interação do sistema imunológico com a substância que causou a febre. Este processo ajuda a regular a temperatura corporal. Como resultado, o suor evapora da superfície da pele, resfriando o corpo, o que afeta favoravelmente a pessoa doente.

Patologias oncológicas e genéticas

Pessoas após os 40 anos de idade são frequentemente diagnosticadas com a doença de Hodgkin. Seus sintomas incluem hiperidrose, especialmente à noite e à noite, além de febre e baixa temperatura corporal.

Fibrose cística, síndrome de Riley-Deia também incluem aumento da sudorese em seus sintomas.

Administração de medicamentos

A hiperidrose pode ser um efeito colateral de muitos medicamentos, por exemplo, aspirina, insulina, antiemético e substâncias com efeito colinérgico. Além disso, ele pode testemunhar sobre uma overdose por qualquer meio.

Vaporina em um recém-nascido, bebê e criança mais velha

Esse fenômeno ocorre com a excessiva excitabilidade das terminações nervosas associadas às glândulas sudoríparas. Os ramos do sistema nervoso simpático podem responder inadequadamente aos irritantes domésticos.

As causas do aparecimento de sudorese podem indicar a presença da doença:

  • Transtorno mental;
  • Obesidade;
  • Distúrbios endócrinos;
  • Diabetes mellitus;
  • Mutações genéticas;
  • Oncologia;
  • Infecção;
  • Envenenamento agudo;
  • Recepção de medicamentos.

Hiperidrose de recém-nascidos

Essas crianças pequenas podem suar com freqüência e com muita força, mas os pais não devem se preocupar. Visite um pediatra, é claro, você precisa, mas como regra geral, esse fenômeno é bastante natural. Os bebês, o sistema de suor, como todo mundo, não está completamente formado. Finalmente, as glândulas sudoríparas se formarão por 5-6 anos. Portanto, muitas vezes eles têm falhas na transferência de calor.

Evaporina, aparecendo na testa do bebê durante a alimentação, é bastante normal, uma vez que o bebê precisa fazer um grande esforço para obter leite do seio da mãe.

Mas a causa do suor frio pode ser um mau funcionamento dos processos metabólicos. Em crianças com 3-6 meses de idade, o metabolismo está ativo. Se o diagnóstico não for feito a tempo e a correção não for iniciada, o desvio irá progredir.

O suor frio na testa pode indicar disfunção autonômica. O médico deve nomear ultra-sonografia da glândula tireóide e coração, ECG, enviar para o neurologista e cardiologista.

A causa da sudorese fria pode ser alta pressão intracraniana. Neste caso, a consulta do oculista e o exame do fundo são necessários. Recomenda-se também visitar um neurologista.

Revelando a causa da transpiração no corpo, testa, rosto e sua eliminação

Crianças que sofrem de obesidade, você precisa mostrar um nutricionista. Ele irá desenvolver uma dieta adequada e um conjunto de exercícios físicos. Às vezes, a obesidade é o resultado de um distúrbio endócrino, então é necessário visitar um médico endocrinologista.

Uma das doenças graves que são caracterizadas por hiperidrose é hiperplasia da glândula tireóide. Esta condição é acompanhada por insônia, dor de cabeça, tremor das mãos.

Suando durante uma doença infecciosa e até depois considera-se uma variante da norma. Neste caso, o bebê pode ser observado por um mês ou mais após a recuperação. No entanto, é preciso recorrer ao pediatra, pois as infecções transferidas dão complicações ao sistema cardiovascular, que no futuro se manifesta por miocardite e várias outras doenças.

Nesta situação, o suor pode identificar a patologia e começar a tratá-la a tempo. Além disso, dispneia, letargia, palidez, vômitos, perda de apetite e fadiga são observados.

A falta de luz solar e vitamina D leva ao desenvolvimento de raquitismo. Um dos sinais da patologia é o suor frio, que tem um odor desagradável específico e é pegajoso ao toque.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Maggiet 28.06.2024 at 13:53

    This article had me laughing and learning! For those interested, check out: DISCOVER HERE. What’s your take?

  • Leave a Reply