A análise do esfregaço durante a gravidez é feita pelo menos três vezes: no registro, na 30ª semana e no 36-37. O estudo permite determinar a composição quantitativa e qualitativa do ambiente vaginal. Se um esfregaço ruim é usado, é necessário fazer o teste com mais frequência durante a gravidez.
As indicações para o estudo podem ser queimação, coceira na zona dos órgãos genitais externos, mudanças na cor, odor e consistência do corrimento vaginal.
Staphylococcus, revelado em um esfregaço durante a gravidez
Esse tipo de bactéria é condicionalmente patogênico. É ativado por fatores desfavoráveis. Quando é descoberto, o tratamento é necessário para proteger a futura mãe e feto.
Durante o período de gestação, 4 tipos de estafilococos (27 no total) são perigosos:
- Dourado. Pode causar doenças inflamatórias purulentas em vários órgãos e tecidos;
- A epidérmica. Mora em membranas mucosas e pele. Causa sepse, conjuntivite, endocardite, infecções purulentas do trato urinário e feridas;
- Saprofitico. Provoca cistite aguda e uretrite. Complicações destas doenças – inflamação da bexiga e dos rins;
- Hemolítica É a causa de amigdalite e amigdalite.
Staphylococcus pode complicar o curso da gravidez e o processo de nascimento. É importante prestar atenção às seguintes condições, que são frequentemente sintomas da ativação do estafilococo:
- lesões de pele (furúnculo, eczema, foliculite, dermatite, blefarite, acne);
- distúrbios digestivos;
- transpiração e dor de garganta;
- sufocante, tosse pesada e nariz escorrendo;
- e dor ao urinar.
O mais perigoso é o Staphylococcus aureus. As espécies restantes de bactérias raramente causam complicações e são passíveis de tratamento. Com a progressão da infecção e a ausência de terapia, é possível desenvolver pneumonia, peritonite, meningite, processos purulentos severos, complicações da pele.
Ao suportar, o tratamento dessas doenças é possível, mas existe um risco para a criança. A aparência dourada afeta não apenas as membranas, mas também o próprio feto. Moradia na pele, pode causar lesões purulentas das glândulas mamárias.
Suas toxinas também são perigosas para os recém-nascidos, pois causam o aparecimento de bolhas dolorosas na pele. Ao penetrar no sangue, sepse, a inflamação das membranas internas do coração é possível.
O tratamento inclui necessariamente antibioticoterapia, bacteriófagos, imunomoduladores, etc. Para evitar a infecção do feto, pode-se prescrever imunização com anatoxina estafilocócica.
Citomegalovírus no esfregaço: quanto mais perigoso é na gravidez
Este tipo de vírus provoca o desenvolvimento de uma doença grave – citomegalia. Se o corpo é saudável, o agente infeccioso não se manifesta de forma alguma, a mulher é apenas a portadora. Neste caso, os anticorpos ao herpes são detectados no esfregaço e no sangue.
A criança não sofrerá se durante a gestação a reativação do vírus não ocorrer. Provocar o último pode ter maus hábitos, patologias crônicas, tratamento prolongado, terapia, enfraquecimento da imunidade.
Os sintomas de ativação são semelhantes às manifestações da SARS, duram muito mais tempo – cerca de 6 semanas. Este período é perigoso para um feto em crescimento. Muitas vezes, o citomegalovírus é a causa de malformações congênitas. Essas crianças geralmente desenvolvem doenças intratáveis.
Ele representa o maior perigo no primeiro trimestre. A ativação nas últimas semanas, por via de regra, não se acompanha de consequências sérias. O tratamento de uma forma aguda de infecção e infecção primária requer o uso de imunomoduladores e drogas antivirais.
Esfregaço por clamídia na gravidez
Esses microorganismos são condicionalmente patogênicos. Quando eles se multiplicam, há dores moderadas no baixo-ventre do personagem, menor corrimento vaginal. A progressão da infecção é acompanhada por sintomas mais graves.
A exacerbação durante o período de gestação pode provocar aborto precoce, a passagem prematura de líquido amniótico e parto. No processo deste último, o risco de infecção do feto é alto. Um recém-nascido pode desenvolver conjuntivite, faringite, otite e até pneumonia.
Identificar a clamídia pode revelar um exame de sangue para anticorpos. Se houver uma concentração baixa, há uma portadora crônica e um nível alto indica um curso agudo. O diagnóstico de “clamídia” é colocado apenas após um esfregaço e um exame de sangue para anticorpos. Se ambos os estudos confirmarem a conclusão, um curso de terapia é indicado. O tratamento envolve tomar antibióticos.
Como evidenciado por leptotriques encontrados no esfregaço durante a gravidez
Muitas vezes, essas bactérias surgem quando infectadas com clamídia e trichomonads. Além disso, eles estão presentes em pacientes com infecção por HIV e naqueles cuja imunidade está em um estado depressivo. Para confirmar o diagnóstico, é prescrito um bacussis e um estudo de PCR.
Sintomas de lesões: manchas acinzentadas no céu, língua, amígdalas, o mesmo corrimento vaginal, manchas na mucosa vaginal. Leptotrix requer tratamento, pois pode provocar aborto eo desenvolvimento de complicações bacterianas no feto. A terapia inclui um dos seguintes medicamentos: tetraciclina, clindamicina, levomicetina, metronidazol.
Não é recomendado tratamento antibacteriano com drogas fluoroqualalonona. Se uma infecção mista é detectada, drogas antibacterianas de amplo espectro de ação são prescritas.
Estreptococo durante a gravidez, revelado em um esfregaço
Este tipo de infecção não pode prejudicar a futura mãe, mas é provável que isso afete o bebê. Se encontrado durante a gravidez, o tratamento com antibióticos é prescrito, o que, como é sabido, também está associado a certos riscos.
Recomenda-se tomar uma palmadinha de estreptococo durante o registro e na semana 35-37. Para esclarecer o diagnóstico, recomenda-se realizar um estudo de PCR adicional, que fornecerá informações mais precisas. Como em outros casos, o tratamento antibacteriano é prescrito.
Não desista de tal terapia, pois o estreptococo pode penetrar na placenta e prejudicar o feto. O prognóstico na ausência de tratamento é muito ruim – abortos espontâneos, nascimento prematuro, natimorto.
Se a infecção intrauterina foi evitada, a probabilidade de infecção durante o parto em si é alta. Muito freqüentemente as crianças depois disto sofrem da meningite. Os pacientes estreptocócicos geralmente morrem ou permanecem aleijados por toda a vida. O risco de atraso no desenvolvimento, cegueira, retardo mental e outras patologias graves é alto.
Por que dar uma cotonete para uma infecção?
A análise permite identificar o processo patológico no canal do parto (cérvix, vagina, genitália externa), que é perigoso para a criança. Flora da vagina afeta a microbiocenose da pele e os intestinos do bebê. Um número de doenças é cheio de infecção intra-uterina.
Com a flora patogênica na vagina, a recuperação de uma mulher no período pós-parto pode piorar e até mesmo provocar complicações infecciosas. É muito importante identificar as doenças no tempo e eliminá-las. Recomenda-se passar todos os estudos necessários na fase de planejamento, então os riscos serão minimizados.
Estimando a quantidade e qualidade de bactérias, determine o grau de pureza no esfregaço. Existem 4 formas do último:
- Microflora saudável. Caracterizado por um grande número de lactobacilos, o ambiente mucoso é ácido, células epiteliais únicas e leucócitos estão presentes;
- Uma pequena quantidade de bactérias gram-negativas, mas o meio permanece ácido;
- A flora é quase completamente bacteriana, muito poucos lactobacilos, muitas células do epitélio, meio fracamente ácido ou alcalino;
- Lactobacillus ausenta-se completamente, um grande número de leucócitos, há patógenos da inflamação.
Após o término do tratamento, o swab é reaplicado para garantir mudanças positivas. Os testes de controle permitem assegurar-se da normalização da microflora e ausência de bactérias patogenéticas.
1 Comment
Wonderful insights! The way you break down the complexities is commendable. For additional information on this topic, I recommend visiting: EXPLORE FURTHER. Keen to hear more opinions from the community!