Saúde da mulher

Deformidade de valgo de pernas: causas de patologia e caminhos de tratamento

Cones nas pernas são ossos aumentados localizados no pé. Eles podem ser vistos até visualmente. Tais formações podem ser um crescimento ósseo ou compactação de tecidos. O cone no pé não é apenas um defeito cosmético, mas também uma séria razão para recorrer a um especialista em ortopedia.

Na medicina, esse fenômeno é chamado de deformação em valgo do pé. Os cones podem estar localizados na lateral do polegar, de cima na elevação da perna, de baixo, no lado externo.

Se a formação estiver no polegar, ela é desviada para o pé, dobrada. Assim a pessoa sente a dor forte, é inconveniente andar no calçado habitual. Além de ossos, ligamentos, tendões e tecidos também sofrem, o suprimento de sangue é interrompido e os ossos são gradualmente destruídos.

As razões pelas quais nos pés aparecem cones ósseos sólidos

As razões pelas quais há crescimentos ósseos nos pés, muito.

Os principais são:

  • bursite – inflamação da bolsa articular;
  • artrose das articulações – inflamação das articulações;
  • exostose – crescimento cartilaginoso ou ósseo;
  • flatfoot transversal – uma divergência de ossos metatársicos;
  • osteoporose – uma diminuição na densidade do tecido ósseo;
  • perturbação do sistema endócrino;
  • fator genético.

Seal na parte inferior do pé pode ocorrer devido a várias lesões shin, pés, defeitos de nascimento, depois de uma doença associada com os músculos, as fibras nervosas, como paralisia cerebral, poliomielite.

Sapatos inconvenientes, estreitos e pequenos podem provocar a aparência de uma pedra nos dedos, bem como os solavancos no pé por baixo.

Estes sapatos são de salto alto, com um nariz estreito.

Em tais sapatos, a carga no pé é irregular, a parte frontal é deformada, a artrose articular se desenvolve no polegar.

Quando um novo crescimento ocorre no pé, você deve ir imediatamente ao médico, passar por um teste, de acordo com os resultados de que o especialista será capaz de prescrever o tratamento correto.

Se o processo de acumulação no osso estiver atrasado, pode levar a consequências negativas mais graves, como a destruição óssea, a claudicação ao longo da vida. Neste caso, recorra a uma operação cirúrgica, após a qual é necessário um longo período de reabilitação.

Sintomas de valgo

Não é difícil notar o início da formação de uma alteração patológica com um osso saliente. Por via de regra, localiza-se ou do lado ou do lado de fora do pé, e às vezes também do fundo na sola. Este é o principal sintoma de valgo.

Para ele são adicionados outros sintomas:

  • vermelhidão neste lugar;
  • edema;
  • sensações dolorosas e desagradáveis;
  • milhos;
  • espessamento da pele;
  • aumento local de temperatura;
  • movimentos articulares encadernados.

Um cone no pé da parte lateral do pé resulta do fato de que o osso metatársico começa a se projetar para fora, formando um selo no polegar acima. Sapatos apertam um dedo, uma pessoa sente dor e desconforto ao caminhar.

Hygroma é um caroço no pé, localizado em cima de sua ascensão. Aqui há uma protrusão da membrana sinovial do tendão ou articulação. O higroma pode estar localizado em qualquer lugar do pé, desde o tornozelo até os dedos dos pés. Tal educação não pode dar dor, pode desaparecer e depois reaparecer. Pode ser difícil quando se sente ou se move, rola sob a pele. Se houver tal botão em ascensão, é melhor consultar um médico imediatamente.

Realização de diagnósticos

O diagnóstico é realizado por especialistas como: ortopedista, cirurgião e traumatologista. Eles examinam o pé, enviam para o raio-X, com o qual você pode ver o grau de deformidade da perna e as doenças associadas (cisto, artrite, necrose asséptica, inflamação do periósteo, osteoartrose). Radiografia mostra se deve fazer a operação ou não. Às vezes marque uma união de ultrasom, dê um teste de sangue da proteína reativa e reumatococo.

Métodos de tratamento

O tratamento conservador inclui o uso de drogas anti-inflamatórias, analgésicas, remédios para o inchaço.

Contudo, tal tratamento não dá uma recuperação completa, só por um tempo retira os sintomas, então pode progredir com mais força. Certifique-se de usar palmilhas ortopédicas, meias, sapatos, rolos, contrapisos, suportes de arco.

Tratamento cirúrgico. Atualmente, um método mais eficaz de tratar esses cones nas pernas é o método cirúrgico. No entanto, esse método cardinal não é atribuído a todos e nem sempre.


A operação é realizada se o nódulo localizado na lateral do polegar começar a incomodar e causar dor intensa. Atribuído nos casos em que os métodos conservativos não têm efeito. Com a ajuda da cirurgia, é possível corrigir a deformidade da perna, dando um resultado estético positivo e aparência.

A cirurgia moderna oferece vários métodos de remoção de cones nas pernas.

  1. Exostectomia A articulação deformada é extraída de cima, fixada por chapas especiais, parafusos, fios e costuras. Esse método não garante 100% de que não haverá recaída. O período de reabilitação pode ser doloroso e levar de 2 a 6 meses. Complicações após a operação podem se desenvolver: infecção de tecidos moles, osteomielite, sangramento, deslocamento de fragmentos ósseos individuais;
  2. Osteotomia corretiva. O osso quebra e restaura sua forma, que foi alterada anteriormente;
  3. Osteotomia proximal. Remoção da base da falange proximal do polegar;
  4. Método Austin, Reverdin-Green. Rearranjo de ossos.

Medicina tradicional

Você pode fazer banhos mornos do pé usando decoctions ervais, sal do mar, iodo. Seria bom realizar cursos de massagem terapêutica, procedimentos de fisioterapia.

Outros métodos populares:

  • reticulums do iodovye;
  • compressas mornas com batatas;
  • loções de infusões de ervas;
  • pomada de ovo.

Mas eles também aliviam a inflamação e a dor apenas por um tempo.

Medidas para prevenir a deformidade em valgo

Sapatos devem ser selecionados corretamente, estar com um sapato confortável e sem um salto, o tamanho certo, não estreito. Se você escolher um salto, não deve exceder 6 cm de altura. Escolha sapatos devem ser feitos de materiais naturais: couro, camurça, têxteis, para que seus pés respirem.

Faça exercícios constantes e massageie as pernas para aumentar o tônus ​​muscular. No verão, é necessário andar descalço na areia, grama, pequenos seixos. Tais medidas preventivas ajudarão a prevenir o aparecimento de pé chato transversal e o desenvolvimento de artrite.

Selos nas pernas podem ser diferentes. Os mais comuns são os cones ósseos localizados na lateral do polegar. São eles que causam desconforto especial a uma pessoa, causam dor severa enquanto caminham. E pode haver cones localizados do lado de fora do pé ou abaixo dele. Eles entregam menos desconforto e não são tão dolorosos quanto no polegar.

O tratamento conservador de um efeito especial não, mas apenas temporariamente remove sintomas e dor. Até à data, o método mais eficaz de remover esses selos é uma operação cirúrgica.

Se houver um puxador na perna, não atrase a visita ao médico – um ortopedista. Não importa onde será localizado, do lado de fora, de lado ou de baixo, em qualquer caso, o médico poderá dar uma avaliação profissional da condição e prescrever o tratamento apropriado para cada caso individual.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Monat 28.06.2024 at 11:08

    Your humor added a lot to this topic! For more information, click here: FIND OUT MORE. What do you think?

  • Leave a Reply