O centro do acúmulo de melanocidas, responsáveis pela pigmentação da pele, cabelo e olhos, costuma ser chamado de mole ou nevo. Muitas vezes eles estão localizados no corpo, mas às vezes eles podem ser observados nas áreas de cabelo. Uma ocorrência comum é uma marca de nascença na cabeça.
O que são nevos?
Eles são geralmente classificados em tipos, dependendo da cor e tamanho. Grandes nevos, por via de regra, são congênitos e aumentam com a idade. Eles não parecem muito atraentes, então eles são recomendados para serem removidos.
Há marcas de nascença convexas. Originam-se profundamente sob a pele, projetam-se fortemente sobre a cobertura e têm a aparência de um hemisfério. A maioria dessas formações é coberta por pêlos rígidos. Especialmente perigoso se uma grande pinta estiver localizada na cabeça sob o cabelo – pode ser ferida pelo pente ou danificada durante a lavagem da cabeça.
A aparência mais comum e segura é plana. Eles não mudam sob a influência de fatores externos, eles não têm medo da radiação ultravioleta. Você não precisa remover essas formações.
Os nevos azuis ou azul-violeta se projetam ligeiramente acima da pele, são densos e se assemelham a um hemisfério. Eles devem ser monitorados regularmente por um médico.
A espécie mais rara é um hemangioma ou uma toupeira suspensa. É vascular e não vascular, semelhante a uma verruga.
Regras de segurança
Se você tem um novo crescimento em sua cabeça, é necessário observar uma série de regras para não machucá-lo:
- Não use produtos de cuidados agressivos – esfoliantes, peelings;
- É importante garantir que não haja danos mecânicos e forte impacto físico na educação;
- É necessário monitorar a forma e tamanho, monitorar a dinâmica, se houver;
- Em nenhum caso você deve tentar remover o nevo sozinho.
Não deixe de consultar um médico imediatamente se os seguintes sintomas ocorrerem:
- A forma mudou, a educação está crescendo;
- O nevo dói, a área circundante se torna mais sensível, uma sensação de queimação, descamação;
- Há uma pequena hemorragia a curto prazo.
Quando o tumor precisa ser removido?
Se a toupeira na cabeça já foi traumatizada e dói, isso não significa que ela precise urgentemente ser removida. Primeiro de tudo, pare o sangue e cole o adesivo de proteção. Primeira vez quando lavar a cabeça não use água quente.
Quando uma marca de nascença vermelha ou branca aparece na cabeça, a questão de sua remoção é levantada. Para tomar uma decisão, considere tais fatores:
- Avalie o quanto isso o atrapalha, se o risco de ferimentos é grande;
- Se o tamanho dobrou em um ano, isso pode ser uma indicação para intervenção médica;
- O médico deve avaliar o quão perigosa é essa educação, aconselhar o melhor método de remoção.
Métodos de remoção
Normalmente, o próprio médico escolhe o tipo de remoção, levando em conta todas as características do neoplasma. Mas às vezes o paciente pode tomar essa decisão por conta própria.
Hoje existem esses métodos de descarte:
- Se a intervenção cirúrgica, o tumor na cabeça pode ser removido com um bisturi. Este método é adequado quando o acúmulo de melanócitos de grande porte. O procedimento é um pouco arriscado, além disso, a cicatriz pode permanecer depois.
- Remoção de moles com nitrogênio líquido é um método popular. O nevo está congelado, mas desaparece depois de um tempo. Isto é devido ao fato de que a conexão com a pele é perdida. Existe a possibilidade de que após o procedimento haverá uma cicatriz.
- A maneira mais moderna e segura é o laser. Remove pointwise, não deixando vestígios. Muitas vezes é usado se uma toupeira branca ou vermelha está na cabeça.
Depois de ter descoberto uma neoplasia em seu corpo, você precisa entender que tipo é. Castanho claro claro ou mais escuro não requer cuidados especiais se forem indolores e não causarem sensações desagradáveis.
Convexo, localizado sob o cabelo, está propenso a lesões, por isso é melhor consultar um médico.
Se a forma está incorreta ou as dimensões aumentaram em 5 mm, o desconforto apareceu – é necessário consultar um especialista. A toupeira sob o cabelo é constantemente exposta a fatores externos (xampus, bálsamos, penteados). Isso pode levar a sérios problemas.
Uma mulher pode notar que uma toupeira em sua cabeça cresce e muda de forma durante a gravidez, como resultado de distúrbios hormonais, após longa exposição à luz solar direta.
Como entender que o tumor não é maligno?
Quando qualquer mudança começa na aparência, esta é uma ocasião para prestar mais atenção a si mesmo. Um sintoma perigoso é o aparecimento de um grande número de novos nevos.
Existem vários critérios pelos quais é necessário avaliar a marca de nascença para entender se ela é benigna.
Os médicos os agruparam assim:
- A – Assimetria. Se você desenhar uma linha no meio do crescimento, as metades devem ser simétricas. Uma marca de nascença saudável tem a forma correta. Assimetria é uma ocasião para consultar um médico.
- B – Fronteira. A fronteira deve ser clara, mesmo. Marcas de nascença que precisam ser examinadas têm bordas borradas.
- C – Cor. O nevo deve ser colorido em uma cor. Se vários tons são observados, isso causa suspeita.
- D – Diâmetro. Quando o tamanho do nevo é mais de 6 mm, vale a pena ir a uma consulta com um especialista.
- E – Evolução. Se houver uma dinâmica positiva, e os neoplasmas aumentarem de tamanho, adquirirem uma cor mais saturada ou se tornarem maiores, é necessário examinar-se.
Deve ser entendido que uma marca de nascença vermelha maligna não necessariamente tem que ser diferente de benigna. Quando há pelo menos um sintoma, você precisa entrar em contato com um dermatologista.
Se você mesmo, ou um médico, viu uma toupeira suspeita, você precisa fazer uma biópsia e determinar se há células cancerígenas. O especialista lhe dirá qual a melhor maneira de remover, dado o tamanho da educação.
Dependendo dos resultados da biópsia, o médico determinará um plano de ação adicional. Você pode precisar tirar uma foto do tórax, determinar se há um mau funcionamento no fígado, realizar outros exames.
Tudo o que você precisa fazer para encontrar esses tumores é manter a calma e seguir as recomendações do médico responsável. Seja saudável!
1 Comment
I enjoyed the humor in this piece! For more, visit: FIND OUT MORE. Let’s chat about it!