Saúde da mulher

Métodos para o tratamento do prolapso retal

Patologia, que é caracterizada pelo fluxo do intestino delgado, é chamada de prolapso retal. Mais compreensível para as pessoas, isso soa como um prolapso do reto. A doença pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e até mesmo em crianças pequenas.

Contents

O que causa a doença?

Geralmente vários fatores provocam o prolapso retal.

Causas da doença podem ser:

Métodos para o tratamento do prolapso retal
  • alongamento ou afrouxamento dos músculos pélvicos;
  • sofreram lesões no assoalho pélvico;
  • aumento da pressão do espaço intra-abdominal;
  • Distúrbios intestinais constantes;
  • hereditariedade;
  • sexo anal;
  • características fisiológicas.

Sintomas e graus de prolapso

O prolapso retal aparece espontaneamente ou é formado por vários anos. Na maioria das vezes é precedido por esforço físico pesado, esforço constante com problemas nas fezes, tentativas de parto, tosse intensa. Os sintomas da doença são diferentes dependendo do estágio e forma de seu desenvolvimento.

Quais são os sintomas do prolapso do reto:

  • falsos desejos de defecar;
  • sensação de corpo estranho no reto;
  • dor, desconforto;
  • dificuldade em urinar;
  • edema do ânus, processos inflamatórios, ulcerativos e necróticos na mucosa;
  • o aparecimento de secreção sanguinolenta e mucosa do ânus;
  • distúrbios das fezes: diarréia ou constipação;
  • partida descontrolada das fezes.

Dependendo de que tipo de sintomas estão presentes em uma pessoa, 4 graus de doença são identificados.

  1. Uma parte da mucosa se estende para fora após o movimento do intestino e, em seguida, recupera-se facilmente.
  2. Protuberâncias mucosas quando se esforçam, com dificuldade, independentemente se elevam no lugar. Pode haver sangramento retal menor.
  3. O reto se estende para fora na voltagem normal, somente é reinjetado manualmente. Há sangramento retal permanente. Às vezes, a passagem de fezes e gases não pode ser controlada. Na mucosa existem erosões e áreas necróticas.
  4. O intestino do ânus cai em repouso, quando uma pessoa fica em pé, é difícil de encaixar. Com isso, uma parte da região sigmóide pode ser extraída.

Métodos de tratamento da doença

O tratamento do prolapso do reto tem dois métodos principais: conservador e cirúrgico.

Pessoas de meia idade e jovens nos primeiros estágios da doença recebem terapia conservadora, que inclui:

Métodos para o tratamento do prolapso retal
  • eliminação de sintomas;
  • eliminação de problemas concomitantes: constipação, diarreia, doenças intestinais;
  • ajuste na vida íntima;
  • terapia de exercícios;
  • Massagem retal – realizada apenas por um especialista;
  • injeções com agentes esclerosantes;
  • recepção de vitaminas, proteínas e ferro.

Quando o tratamento conservador não dá resultados ou uma pessoa tem um estado negligenciado da doença, uma operação cirúrgica é indicada.

Quanto mais cedo é realizado, mais rápido o paciente é reabilitado. Após um diagnóstico completo, o médico decide que tipo de cirurgia você está esperando. Pode ser a remoção da parte descendente do intestino. Também é realizada uma cirurgia plástica menos traumática, durante a qual o intestino é costurado ou os músculos tensos são levantados.

Medicina tradicional

Às vezes, para tratar o prolapso do reto em casa, as pessoas usam antigos remédios populares comprovados que podem eliminar os sintomas da doença. De ervas medicinais são produzidos decocções, pomadas e tinturas. Os mais racionais, neste caso, são os micro-sistemas, os banhos de vapor e os cataplasmas.

Banhos de vapor com camomila são excelentes para o prolapso da membrana mucosa do reto. Tome um recipiente de metal, em que será conveniente para se sentar, coloque nele uma colher de chá de flores de plantas, despeje um copo de água fervente. Sente-se no recipiente e cubra com uma toalha, de modo que o vapor caia constantemente na área afetada e não vá além. Siga o procedimento por 15 minutos. Em vez de camomila, você pode usar folhas de datura ou casca de carvalho, as proporções são as mesmas.

Enemas da decocção de ervas curativas de feridas (camomila, orégano, cinquefoil, erva-doce e outros) contribuem para a remoção da dor e da inflamação na mucosa. Uma colher de sopa de ervas ou uma mistura de ervas é despejada em um copo de água fervente. Em seguida, a solução deve ser fervida por 5 minutos, insistir por 1 hora e coar. O procedimento é realizado 2 vezes ao dia, 100 ml de decocção é administrada por vez. O curso dura 10 dias.

Os cataplasmas do suco de marmelo são bons. Dobre um pedaço de gaze em várias camadas, umedecer com suco de marmelo quente e anexar à área afetada. Manipule algumas vezes por dia. Este método é usado não só para tratar prolapso do reto, mas também para hemorróidas.

Por métodos populares, você pode se ajudar apenas se os combinar com o tratamento principal nos primeiros estágios.

Prolapso retal durante a gravidez e após o parto

Muitas vezes, o prolapso do reto ocorre em mulheres grávidas e dá à luz mulheres. Durante o nascimento do bebê, o útero pressiona as partes inferiores do intestino, o que impede a circulação sanguínea. As conchas do reto ficam inchadas e maloelásticas, portanto, qualquer estresse pode provocar prolapso retal.

Uma forte tensão que ocorre durante o trabalho de parto provoca uma protusão da parte inferior do intestino e hemorróidas com as hemorróidas presentes. Quanto mais velha a mulher, maior o risco de tais complicações.

Para evitar o prolapso do reto, recomenda-se que as futuras mães sentem-se o mínimo possível, movam-se com maior frequência, andem ao ar livre, realizem ginástica para mulheres grávidas.

Para descansar, é melhor tomar uma posição horizontal, se houver tal oportunidade. É proibido usar roupas apertadas, pois não permite que o sangue circule normalmente e provoca estagnação venosa.


O tratamento do prolapso do reto de mães que amamentam após o parto e mulheres grávidas é tratado apenas por um especialista. O tratamento prático com métodos populares pode ser feito com a permissão do seu médico. Em geral, terapia sintomática, dieta, ginástica especial são usadas, velas podem ser prescritas. Quando a operação é mostrada, ela é adiada até que a mulher dê à luz ou pare de amamentar.

Como não agravar o prolapso retal que surge durante a gravidez e lactação:

  • após a evacuação do intestino, lavar a cada vez com água à temperatura ambiente, de modo a não irritar a área perianal com restos de fezes;
  • A virilha só deve ser limpa com papel higiênico macio ou com guardanapos especiais para higiene íntima;
  • Não levante pesos (mais de 3 kg);
  • Realize exercícios para os músculos do períneo várias vezes ao dia;
  • evitar a constipação e a tensão durante o ato da defecação, se necessário, aplicar laxantes, supositórios ou microcisivos prescritos por um médico;
  • equilibrar sua dieta, usar produtos de fibra grossa;
  • com hemorróidas inflamadas para não visitar banhos, piscinas.

Exercícios para os músculos do períneo

Estilo de vida maloativo, idade, período pós-parto são fatores que influenciam o enfraquecimento do tônus ​​dos músculos do quadril. Para fortalecê-los, você deve realizar um conjunto de exercícios em Kegel, que é usado tanto como profilaxia quanto como complemento do tratamento principal. Este é o método mais eficaz de tratamento em casa, se você realizar o complexo regularmente.

No primeiro dia, faça 10 vezes cada tarefa, aumente gradualmente o número de vezes para 30.

Métodos para o tratamento do prolapso retal
  • Exercício 1. Imagine que você quer ir ao banheiro e precisa aguentar. Aperte ritmicamente, depois relaxe o esfíncter do ânus e, com ele, os músculos do períneo;
  • Exercício 2. Puxe fortemente o músculo púbico-cóccix, depois relaxe gradualmente, depois de fazer várias paradas;
  • Exercício 3. Aperte e solte os músculos perineais rapidamente, alcançando o efeito “Tremendo”. A princípio, parecerá difícil, mas depois de várias lições, começará a funcionar.

Evitando a intervenção cirúrgica nos estágios 3 e 4, o paciente corre o risco de apresentar complicações como: obstrução intestinal aguda, peritonite, violação da parte protuberante do ânus e necrose do intestino.

Todas essas conseqüências são transferidas muito mais dolorosamente e até perigosas para a vida. Ame-se, cuide da sua saúde!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply