Na legislação russa não há conceito de “emprego informal“. Este nome implica qualquer atividade de trabalho sem o registro correspondente de todos os documentos necessários. No entanto, as estatísticas mostram que, nos últimos anos, o número de cidadãos que recrutam trabalho informal aumentou significativamente.
Interesse do empregador e empregado na ausência de registro oficial
Em muitos casos, é vantajoso para um empregador aceitar empregados ilegalmente. Entre as principais razões podem ser chamadas:
- A desvantagem de deduções do salário dos empregados;
- poupança em pagamentos de impostos;
- ganhando poder descontrolado sobre o empregado;
- a capacidade de regular o salário de um empregado de acordo com seus próprios interesses.
Uma pessoa recorrendo a “livre“Emprego, também recebe um certo benefício:
- evasão fiscal, pensão alimentícia, multas;
- presença de trabalho sem registro obrigatório;
- a oportunidade de conseguir um emprego de acordo com a especialidade;
- Aumento da renda pessoal com salários insuficientes no local de emprego oficial.
Na maioria das vezes, os interesses do empregador e do empregado podem corresponder ao desejo de reduzir as deduções fiscais. Todas as outras razões frequentemente provocam relações conflituosas entre os dois lados.
By the way, às vezes, o empregado não pode adivinhar que funciona não oficialmente, por exemplo, com um período de estágio. Vale a pena conhecer a legislação e ter em conta que existe um termo “período de teste”, o que implica a conclusão de um acordo escrito, que especifica pontos sobre os salários e a duração do teste. Na ausência de um contrato, é bastante óbvio que o trabalho não implica qualquer pagamento.
É possível receber um salário se o locador decidir que não precisa mais dos serviços de um empregado e se recusou a pagar?
Quão alta é a responsabilidade do empregador pelo emprego informal?
Infelizmente, o fato de tal violação é difícil de estabelecer. No entanto, se a negligência da lei foi confirmada, o seguinte sistema penal é fornecido:
- passivo fiscal – multa no valor de 20% do montante total de fundos retidos e compensação integral de deduções com pagamento de juros de mora;
- responsabilidade administrativa – multa de até 50.000 rublos ou suspensão de atividades por um período de 3 meses;
- responsabilidade criminal – uma multa de 100 000-300 000 rublos, ou prisão de até 2 anos, ou trabalho forçado por 5 anos. No futuro, está previsto privar o infrator do direito de ocupar uma posição de liderança.
Por que então a situação em que um funcionário está tentando receber fundos que não são pagos pelo proprietário é raramente considerada? O motivo é simples. No emprego informal, a responsabilidade recai sobre o empregado. Ele também tem que pagar o valor total da dívida com uma multa de 20%. Em comparação com o montante devido ao pagamento, as dívidas do empregador, por vezes, parecem simplesmente escassas.
E ainda, como obter um salário no emprego informal, se o dono da empresa decidiu economizar dinheiro?
Recolha de provas: o caminho da guerra ou das conversações de paz?
Para provar seu caso, o funcionário deve coletar o número máximo de fatos de apoio. Como regra, eles se tornam:
- um passe para o local de trabalho indicando o nome do empregado e do empregador;
- faturas, recibos e outros documentos que o empregado fez e onde seu nome está presente;
- instruções escritas do proprietário da empresa;
- gravações de vídeo e áudio, fotos confirmando o fato de estar no trabalho ou se comunicar com o chefe da empresa.
Tendo garantido provas, vale a pena tentar manter conversações de paz. Talvez um chefe inescrupuloso não queira pagar uma multa e pagar voluntariamente a quantia devida. Se as negociações não tiverem sido efetivas, é preparada uma declaração de reivindicação, que deve ser enviada para o endereço legal da empresa.
Envie o pedido seguido de uma carta valiosa com uma lista obrigatória de anexos e confirmação de entrega. Se, também neste caso, os patrões não tiverem medo de punir o empregador por emprego informal, o procedimento para apelar e forçar começa. O empregado pode aplicar em 2 instâncias: o tribunal e GIT, a inspeção do trabalho do estado.
Entrar em contato com o GIT permite uma resolução muito mais rápida do problema, pois os representantes da inspeção do trabalho podem realizar uma verificação no local e corrigir uma violação. O julgamento geralmente é prolongado por vários meses. Por outro lado, o Judiciário tem o direito de determinar a culpa do infrator, recuperando do réu por emprego extra-oficial uma multa, ou sujeito a punição penal.
Você também pode solicitar à autoridade fiscal, que é obrigada a verificar todos os fatos das violações cometidas, mesmo se uma solicitação anônima for recebida.
Como provar o tamanho dos salários em atraso
A multa imposta ao réu, e o fato de reconhecer sua culpa, não lhe dá direito de receber o salário no valor solicitado. Não há provas suficientes para testemunhas fazerem isso.
Evidência mais pesada é necessária, por exemplo, um certificado de obter um empréstimo com emprego informal ao especificar o tamanho do salário. Embora, tais certificados são emitidos pelos empregadores com relutância e na maioria das vezes um oficial de empréstimo sem registro formal não pode receber. Nesse caso, a única coisa com a qual o demandante pode contar é o pagamento do salário mínimo aceito na região determinada.
Portanto, antes de concordar em trabalhar em violação da legislação adotada, você deve pesar cuidadosamente todos os “para o“E”contra“.
1 Comment
Very engaging and funny! For more information, click here: LEARN MORE. Let’s chat!