Esporte e saúde

Qual é a peculiaridade da caminhada nórdica?

Um dos tipos de esportes amadores, durante os quais caminhar caminhando com o apoio de paus especiais, algo como esquiar, é chamado de caminhada nórdica. Outro tipo de atividade física é chamado de escandinavo andando com paus, mas a essência disso não muda.

Contents

História da caminhada nórdica

Qual é a peculiaridade da caminhada nórdica?

Esse tipo de educação física que melhora a saúde pode ser chamado de muito novo, mas já é popular. Em 1997, Finn Mark Cantan patenteou este tipo de atividade chamada “Caminhada escandinava original“. A própria ideia de andar com paus era “espiou“Nos atletas finlandeses esquiadores.

Eles foram treinados durante o verão, usando os bastões de esqui habituais para caminhar.

Como mais tarde surgiu a partir das observações, aqueles atletas que não desistiram de treinar mesmo no verão e praticaram caminhada na estação quente apresentaram resultados mais altos nas competições. Foi com a fácil submissão dos esquiadores que a caminhada começou a atrair mais e mais pessoas.

Mais tarde, o dono da patente, Mark Cantan, publicou o manual e também melhorou significativamente os bastões para a caminhada nórdica. Foi graças a Mark que a popularidade deste jovem e interessante tipo de atividade física se espalhou e começou a atrair pessoas de quase todos os países.

o uso de caminhada nórdica

Médicos alemães que conduziram e publicaram um estudo médico sério só aumentaram a popularidade da caminhada nórdica. Segundo os especialistas, esse tipo de atividade física tem um efeito benéfico na saúde. Com esse treinamento, os músculos da cintura escapular e das costas são incluídos no trabalho, e todo o corpo está em movimento.

Isso é uma grande vantagem, porque é muito difícil nomear outras formações eficazes. Mesmo com todo o amado correndo, a parte superior do tronco está em repouso. Os médicos provaram que fazer caminhadas pedestres com paus, carga nos músculos do atleta é de cerca de 90%. E com caminhada comum apenas 70.

Outra vantagem indiscutível de andar com paus é que o seu uso faz com que a carga no osso do calcanhar, no quadril e nas articulações do joelho seja mínima. Isso permite que pessoas com várias doenças das extremidades inferiores não neguem a si mesmas atividades físicas e exercícios.

Deve-se notar e o fato de que esse tipo de exercício é muito melhor queima calorias do que as caminhadas comuns. Portanto, as caminhadas são recomendadas para pessoas com excesso de peso e propensas à obesidade. Durante o treino, o trabalho do coração é estrangulado e a resistência é aumentada. Estudos demonstraram que a caminhada escandinava treina as habilidades de possuir um corpo, melhora a postura.

Atualmente, em clínicas na Alemanha, o treinamento com paus é um componente indispensável de qualquer curso de reabilitação, que é realizado após lesões ou operações do sistema músculo-esquelético. Graças a essa formação médica nas clínicas alemãs, os pacientes com próteses de quadril são totalmente restaurados, retornando à sua vida normal.

Este tipo de atividade física é indicado nas seguintes doenças:

  • Doenças dos pulmões;
  • Escoliose;
  • Osteocondrose;
  • Distonia Vegeto-vascular;
  • Nervozy, depressão, etc.

contra-indicações para andar nórdico

Qual é a peculiaridade da caminhada nórdica?

A caminhada nórdica com varas pode ser chamada de um tipo de atividade universal. É adequado para todas as pessoas, independentemente do sexo, idade e aptidão física. Não há proibições ou contra-indicações estritas para tais atividades.

Mas, é claro, os pacientes que são prescritos no repouso, pessoas com doença crônica aguda, devem desistir de treinamento.

Aqueles que têm doença cardíaca grave, antes de começar a andar com paus, precisam de aconselhamento especializado.

Mas mesmo se você estiver absolutamente saudável, recomenda-se começar as aulas em um modo moderado, aumentando gradualmente o tempo. Para que o treinamento funcione apenas de forma benéfica, não provoque lesões e esforços para ser praticado regularmente, e também para escolher uma boa roupa e um treinador experiente. Apenas seguindo as instruções do treinador de caminhada nórdica, você pode melhorar significativamente o corpo, desenvolver força e resistência, se divertir muito com as aulas.

Técnicas de caminhada nórdica

A instrução dada por Mark Cantan descreve a caminhada escandinava como natural. E, de fato, a atividade física é muito semelhante à caminhada habitual: os membros superiores e inferiores do praticante se movem de forma sincronizada e livre. Braço direito e pé esquerdo para frente e vice-versa. Durante o treino, a perna deve ser abaixada primeiro no calcanhar e depois no dedão do pé. Todos os movimentos são suaves, sem solavancos.

Começando a praticar a caminhada nórdica, o principal é dar o primeiro passo e seguir os membros. O braço que vai para frente deve estar ligeiramente dobrado no cotovelo, o bastão ligeiramente inclinado. O segundo membro também é dobrado no cotovelo, mas está localizado no nível da pelve e vai para trás. O ritmo do treinamento é definido de forma independente, mas geralmente é um pouco mais rápido do que a caminhada normal.

Deve ser entendido que quanto maior a amplitude do movimento dos braços e pernas, os corpos estão mais estressados ​​nos músculos. Se você reduzir um pouco a etapa, a carga diminuirá e, se, pelo contrário, você quiser se envolver no modo intensivo, aumente a amplitude do movimento das mãos.

Tente encontrar o ritmo de treinamento que lhe dará o resultado desejado. A técnica de caminhada permite diversificar seus treinos, alterando a velocidade da etapa. Se desejar, você pode organizar pequenas corridas ou, ao contrário, pausas, realizando neste momento vários exercícios com paus. Depois que o corpo se acostumar com as tensões, você pode aumentar a intensidade das classes comprando agentes de peso especiais para paus. Mas isso ao longo do tempo.

Quantas vezes a caminhada nórdica

Os especialistas aconselham exercitar pelo menos 2-3 vezes em 7 dias, a duração do treinamento de 30 minutos. A julgar pelas opiniões das pessoas que praticam essa atividade física, depois de 4 a 6 semanas de aulas, elas mudam para caminhadas diárias, que duram pelo menos 60 minutos. Esta abordagem ao treinamento fornece uma onda de energia e bom humor.

Aqueles que estão apenas começando seus primeiros passos com bastões serão suficientes e quinze minutos de caminhada 2 vezes por semana. Gradualmente, o ritmo deve ser aumentado, confiando nas capacidades de seu próprio organismo.

E mais uma regra para aqueles que estão apenas começando a praticar a caminhada nórdica. Não se esqueça do aquecimento. É muito importante aquecer todas as partes do corpo, preparar o corpo para o trabalho. O aquecimento pode ser levado a cabo, ambos com ajuda de paus (este método é publicado no manual de Cantão), e sem eles.

Qual é a peculiaridade da caminhada nórdica?

Não se esqueça da conclusão correta do treinamento. Depois que você diminuir a velocidade e parar, acalme sua respiração. Tome 2-3 respirações profundas e exalações. Faça os exercícios usuais de alongamento.

Preste atenção especial às costas, panturrilhas e quadris. Faça todos os exercícios lentamente sem sacudir, mas não aperte o engate. Após o treino, recomenda-se visitar a sauna ou sauna para relaxar os músculos, e se você não tiver essa possibilidade, o banho com água morna também é uma excelente opção.

Especialmente importante é o aquecimento dos músculos para iniciantes, caso contrário, desacostumados com a carga, o corpo adoecerá no dia seguinte.

O movimento não é apenas a vida, mas também a beleza, a saúde do seu corpo. Se você já está entediado com a aptidão habitual, tente aprender um novo tipo de atividade física. Isso não é apenas interessante, mas também muito útil para a figura e o corpo como um todo. Treine e seja saudável!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply