Saúde da mulher

Causas de dor nos ovários

A dor nos ovários que ocorrem em mulheres de diferentes idades é uma das queixas mais comuns de admissão em um ginecologista. Este fenômeno é um sintoma de muitas doenças da área genital. Às vezes sensações desagradáveis ​​são dadas à região suprapúbica, ao lado, à cintura.

Causas de dor localizadas nos ovários

Entre as causas do mal-estar, pode haver o seguinte:

  • Inflamação;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Processos tumorais;
  • Violação da posição do útero e anexos;
  • Anomalias de desenvolvimento de órgãos genitais;
  • Mau funcionamento do ciclo menstrual.

Dor durante a menstruação

Toda a dor que está associada ao ciclo menstrual, chamada síndrome ovulatória. Este fenômeno é observado em muitas mulheres e muitas vezes não é perigoso. Para excluir a presença de patologia, é recomendável fazer um exame com um ginecologista.

Dor no ovário que ocorre antes do período menstrual (após a ovulação)

Após o término da menstruação no lugar do óvulo no ovário, forma-se um corpo amarelo – um pequeno acúmulo de células produzidas pela progesterona. Se esse corpo não estiver suficientemente formado, a progesterona é liberada em quantidade insuficiente, ocorre um descolamento parcial do endométrio (útero mucoso), que provoca sensações desagradáveis ​​antes da menstruação.

A síndrome ovulatória é caracterizada por dor alternada (no ovário direito ou esquerdo) e manchas nas secreções vaginais.

Esse fenômeno pode ocorrer na segunda fase do ciclo, após cerca de 14 dias.

Dor no ovário pode ser observada durante a ovulação, imediatamente no momento da liberação do ovo. Isso se deve ao fato de ocorrer uma ruptura microscópica do ovário, com uma ligeira hemorragia, que irrita o peritônio, que é rico em terminações nervosas. O processo de ovulação é acompanhado por secreções de um unguento. A dor doendo, monótona, dura de vários minutos a várias horas.

Sensações desagradáveis ​​são frequentemente observadas antes da menstruação. As mulheres estão familiarizadas com esse fenômeno chamado PMS. Neste momento, não só o estômago doer, mas também puxa a parte inferior das costas “,derramado“Peito, etc.

Quando o ataque é muito grave, preocupado por mais de 12 horas, acompanhado de febre, é necessário consultar um médico com urgência. Tais sintomas podem indicar uma ruptura do ovário.

Essa patologia ameaça a peritonite (inflamação no peritônio) e o sangramento na cavidade abdominal, situação que requer intervenção cirúrgica urgente e restauração da integridade da glândula danificada.

Dor nos ovários durante e após a menstruação

Muitas vezes, a fonte de desconforto não são os apêndices, mas o útero. Se a gravidez não ocorreu, ela começa a se contrair, se livrando do óvulo não fertilizado. Contrações muito severas e causam desconforto.

Além disso, o motivo pode ser o estresse psicoemocional prolongado, o estresse e os cistos dos ovários.

Se o desconforto ocorre após a menstruação, então provavelmente há algum tipo de patologia.

Dor após a cirurgia

Qualquer operação é um trauma e estresse para o corpo. As dores pós-operatórias costumam ser um sintoma normal, por exemplo, após a punção, elas estão puxando e doendo, acompanhadas por manchas de secreção e inchaço. Neste caso, use antiespasmódicos e meios similares.

Isto também se aplica à remoção do cisto, mesmo com a ajuda de laparoscopia. Sensações desagradáveis ​​podem indicar a formação de aderências, sangramento pós-operatório, pelvioperitonite. Mas no período de reabilitação na maioria das vezes eles são fenômeno bastante normal, que é eliminado com a ajuda de drogas anti-inflamatórias e analgésicas.

Vale a pena notar, quanto mais extensa a intervenção cirúrgica, mais forte é a síndrome da dor.

Dor intensa pode ocorrer mesmo após a laparoscopia do cisto ovariano. Apesar do fato de que a operação é a mais econômica, sensações desagradáveis ​​são freqüentemente localizadas em locais de incisões, mas elas passam após 3-5 dias.

Se eles são muito fortes e preocupados por mais tempo, você precisa consultar um médico, já que as complicações são possíveis.

Muito raramente, mas são causados ​​por uma infecção no local da incisão. Em tal situação, os antibióticos são usados ​​em conjunto com anestésicos.

Adnexitis (salpingo-oophoritis) em mulheres

Inflamação do ovário é chamada ooforite, se os tubos uterinos também são afetados – salpingooforite.

A inflamação é caracterizada pelos seguintes sintomas:

  • Dor na forma de ataques ou persistente, muito grave;
  • Às vezes ele tem uma lombar, um traseiro;
  • Sensações desagradáveis ​​ao urinar;
  • A forma crônica é caracterizada por dores contundentes e doloridas;
  • A temperatura sobe para 37-38 °, há um frio, fraqueza e fadiga são observados;
  • Descarga purulenta com um odor desagradável;
  • Violações do ciclo menstrual como resultado da diminuição da produção de hormônios sexuais;
  • Uma mulher fica mais irritada, de temperamento rápido, pode ficar deprimida;
  • Diminuição do desejo sexual

As causas do processo inflamatório podem estar escondidas em infecções de natureza diferente, hipotermia, estresse, diminuição da defesa imunológica do organismo. Para diagnosticar permite exame por um ginecologista e ultra-som. Processo inflamatório agudo requer tratamento conservador por 5-7 dias. A forma crônica é eliminada por mais tempo.

Dor com cisto nos ovários

Deve-se notar logo que esta patologia freqüentemente se desenvolve assintomática, mas se houver algum sinal, então basicamente o seguinte:

  • Desconforto apenas de um lado;
  • Dores desenhadas, doendo;
  • Sexo causa sensações desagradáveis;
  • Sensação de peso;
  • Violação do ciclo menstrual;
  • Aumento do abdômen com grande tamanho de cisto.

O cisto pode ser localizado na superfície da glândula e preso a ela com a ajuda de uma perna peculiar. Se a neoplasia em si não causar desconforto, ela pode ocorrer quando o caule é torcido e a circulação do sangue é perturbada.

Nessa situação, há dor aguda, cortante, que pode causar ao reto, ao abdômen, além de náuseas e vômitos. A condição geral do paciente deteriora-se agudamente, a temperatura pode subir.

Um cisto rompido é uma ameaça à vida de uma mulher. Nesta situação, a intervenção cirúrgica urgente é necessária. No momento do intervalo, há dor aguda, sangramento, uma mulher empalidece, pode perder a consciência, diminui a pressão arterial.

Ovário policístico

Muitas vezes as mulheres confundem esta doença com cistos convencionais. No entanto, essas duas patologias diferentes e seu quadro clínico também são diferentes.

Policístico é um distúrbio endócrino que afeta as glândulas endócrinas. Patologia provoca a proliferação nos tecidos de muitos pequenos cistos em vez de um.

Os sintomas incluem: um ciclo menstrual; sinais de PMS; infertilidade; dor crônica nos ovários, na parte inferior das costas e no baixo-ventre; sinais gerais de disfunção das glândulas endócrinas (obesidade, perda de cabelo, acne).

Antes de iniciar o tratamento, eles realizam pesquisas e coletam testes, recorrem ao ultrassom. Muitas vezes, a doença é eliminada com a ajuda de tratamento conservador, mas se for ineficaz, recorra à intervenção cirúrgica.

Como aliviar a condição

Quando não há oportunidade de obter uma consulta com um médico, ou um ataque ocorreu pela primeira vez, você pode tomar qualquer medicação para a dor. Recomenda-se também evitar situações de esforço físico, estresse e conflito.

Se os ovários costumam doer, então há alguma patologia no corpo. Não se auto-medicar e tomar antiespasmódicos regulares. Você precisa ver um médico ou chamar uma ambulância.

Muitas doenças não podem ser curadas apenas com anestésicos e anti-inflamatórios. Primeiro de tudo, é necessário identificar a causa raiz e direcionar os esforços para eliminá-la.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Gracet 28.06.2024 at 11:46

    Fantastic perspective! I found myself nodding along. For additional info, click here: LEARN MORE. What’s everyone’s take?

  • Leave a Reply