Células sanguíneas humanas – e qualquer outro organismo de sangue quente – estão sendo constantemente atualizadas. Sintetiza sua medula óssea – um sistema reprodutor de estrutura complexa, localizado nas costelas e nos ossos pélvicos – um dos principais órgãos do sistema hematopoiético e da imunopoiese. É necessário que ele perca suas funções, o status imune cai drasticamente – isso é repleto de um resultado letal.
A estimulação do sistema hematopoiético pode parar o processo de destruição do corpo, quando outros tipos de tratamento não ajudam mais.
Doadores de medula óssea dão esperança a pacientes com doenças incuráveis - linfoma, leucemia e outros tipos de doenças oncológicas destrutivas. A fim de compartilhar suas células do sangue, os doadores têm que passar por procedimentos médicos.
Quais são as conseqüências da doação de medula óssea, é perigoso dar esse passo nobre?
Medula óssea de doador
Tornar-se doador não é tão fácil quanto parece. Em primeiro lugar, o sangue para a análise genética passe – até 20 ml, e se não há doenças hereditárias e orgânicos potencial doador são introduzidos na base de dados.
Como ele vai passar a medula óssea, o doador escolhe a si mesmo.
- A hospitalização é necessária durante 1 dia. A operação é realizada sob anestesia geral. Os ossos pélvicos são perfurados com agulhas especiais e, enquanto o doador está sob anestesia, 4-5% do número total de células-tronco hematopoiéticas é bombeado para fora – eles estão em estado líquido. O procedimento leva cerca de 2 horas;
- A hospitalização é necessária por cerca de uma semana. Dentro de 5 dias, o doador recebe uma droga especial que estimula a entrada ativa de células da medula óssea na corrente sanguínea. Então o doador é conectado ao dispositivo por 5-6 horas. O sangue é expelido através do sistema e as células da medula óssea são separadas.
Os doadores de células-tronco hematopoiéticas podem se tornar apenas pessoas organicamente saudáveis com idade entre 18 e 55 anos.
As contra-indicações diretas à doação de medula óssea são as seguintes doenças e condições:
- AIDS na história e infecção pelo HIV;
- tuberculose;
- malária;
- doenças autoimunes;
- processos oncológicos;
- hepatite;
- gravidez;
- lactação.
É impossível forçar a entrega do material das pessoas mentalmente doentes e das pessoas que sofrem de distúrbios orgânicos do sistema nervoso central. Contra-indicações para procedimento não absolutamente seguro – tolerância pobre de anestesia. Não é desejável selecionar células-tronco hematopoiéticas de pessoas com histórico de asma brônquica, doenças do sistema cardiovascular, tendência a alergia polivalente, distúrbios digestivos e urinários.
Existe algum perigo para a pessoa que está doando medula óssea?
Ao realizar o primeiro procedimento, o único efeito colateral inesperado pode ser uma reação à anestesia. Após a operação, a perda de medula óssea é sentida na maioria dos casos apenas no controle laboratorial da condição. Se você passar por um exame de sangue geral, o nível de hemoglobina será muito menor do que o habitual.
Também operado pode sentir ligeira fraqueza e tontura, dor insignificante nos ossos pélvicos, aumentando com o movimento.
A condição estabiliza-se completamente por 2 semanas sem entrada adicional de dispositivos médicos. A dor é removida pelos anestésicos usuais, os imunorreveladores podem acelerar o processo de reabilitação. Em alguns casos, recomenda-se a terapia com vitaminas – para tomar um complexo suficientemente comprimido contendo um grupo de vitaminas B.
Complicações dolorosas no segundo método de tomada de células-tronco hematopoiéticas os testes do doador antes e após o procedimento. Primeiro, há dor e dores nas articulações, movimentos dolorosos – essas sensações são causadas pela liberação ativa de células na corrente sanguínea. Não tome analgésicos durante este período não pode, de modo a não alterar a função da substância cerebral. Após o procedimento, pode-se sentir fraqueza devido à perda de massa plaquetária. A recuperação ocorre dentro de 10 a 14 dias.
Após a doação da medula óssea, o doador não enfrenta complicações imediatas, mas esse procedimento pode ser perigoso para o receptor.
Antes do transplante, o receptor passa por procedimentos complexos e difíceis, incluindo irradiação e quimioterapia – ele deve destruir completamente “as células nativas, caso contrário, “Outsiders” será rejeitado.
Neste momento, o destinatário tem imunidade zero?
E ele precisa estar em condições idealmente estéreis, uma vez que qualquer bactéria estranha nesta fase pode causar doenças infecciosas, contra as quais o corpo não pode lutar.
Também neste estágio, o receptor requer transfusões sanguíneas frequentes, uma vez que o risco de sangramento interno e externo é máximo.
A equipe do hospital enfrenta uma tarefa difícil – fornecer um estado relativamente saudável para o futuro beneficiário.
Pesquisas para salvar material
Como encontrar um doador para o paciente?
Do lado parece que a operação do mesmo tipo que a transfusão de sangue não é muito complicada. É o suficiente para encontrar uma pessoa cujas células sejam compatíveis com as células do paciente, isso é tudo.
Como já foi descrito, durante o procedimento, o receptor está em maior risco, além disso, se as células são destacadas, um resultado fatal pode seguir – não há mais nenhuma proteção contra o meio ambiente.
Para evitar a rejeição, primeiro verifique a compatibilidade de parentes próximos – irmãos e irmãs, pais, primos de sangue, avós. Compatibilidade máxima – para pais – em 50%. Em outros parentes a compatibilidade é ainda menor – por exemplo, para irmãos e irmãs, mesmo para gêmeos, é de apenas 25%.
Existem também incidentes. Em 2011, foi necessário um transplante para um dos membros da família, em que havia 9 filhos. Compatibilidade genética que nenhum dos irmãos e irmãs tinha, e teve que recorrer à base de doadores.
Registros na Rússia e Ucrânia são pobres – a prática não é popular entre a população – alguns não sabem sobre tais “Bancos”. As maiores bases de dados na Alemanha, nos EUA, em Israel e na Noruega. É por isso que para os residentes da antiga CEI essas operações são muito caras. Para fazê-las, é preciso recorrer a especialistas de países mais desenvolvidos do ponto de vista da medicina. Por causa disso, muitas pessoas permanecem sem ajuda.
Algumas nuances da doação
Também pode acontecer que uma pessoa tenha doado sangue, tenha entrado no registro nacional e tenha ficado com medo do procedimento e queira recusar.
Dizer “Não” você pode em qualquer estágio – enquanto houver um reexame para compatibilidade, durante a amostragem de seu próprio material, mesmo antes da operação em si.
Basta lembrar – que se recusou a dar seu material na fase em que o paciente já completou os procedimentos preparatórios, praticamente mata o destinatário. Quimioterapia e radiação já foram feitas, os sistemas hemopoiético e imunológico foram destruídos. O paciente não pode esperar pela próxima chance.
Portanto, ao concordar com um transplante, é importante estar ciente de todas as consequências antecipadamente. Além disso, você precisa saber – essa doação voluntária não é paga.
Treinamento de doadores
Normalmente, não apenas 20 g de sangue são dados para exame genético, mas também cerca de 500 ml de sangue para o banco – isso deve ser feito antes da operação.
Portanto, a preparação para transplante não é diferente daquela que passa simplesmente para doar sangue.
Durante 2 dias antes do procedimento, bebidas alcoólicas, pratos gordurosos e condimentados são excluídos da dieta.
Por um dia você precisa excluir do seu menu produtos que podem desencadear o surgimento de alergias: ovos, leite, produtos lácteos, pratos com cores artificiais.
De manhã você definitivamente deveria tomar café da manhã. O melhor cardápio é o trigo mourisco ou aveia, cozido na água, chá doce quente, biscoitos ou secagem. São resolvidos: massas, legumes e frutas – não só tomates em qualquer forma, uvas e bananas.
Trabalhadores médicos exigirão necessariamente um passaporte – ele deve ser levado com eles. É necessário estabelecer precisamente a identificação, porque isso dependerá da vida de alguém.
Apenas 27% de todos os cadastrados no banco de dados estão em demanda.
1 Comment
Excellent insights! Your breakdown of the topic is clear and concise. For further reading, check out this link: READ MORE. Let’s discuss!