O olho é um órgão complexo, mas frágil, as irregularidades em seu trabalho aparecem como uma perda de clareza de visão. Sensação de mortalhas na frente dos olhos pode ser um sintoma de uma doença perigosa, por isso é importante consultar um médico e descobrir sua natureza.
Um filme em um olho na pessoa
O embotamento nos olhos, mesmo que por um curto período, provoca uma sensação de ansiedade. Pode durar por tempos diferentes e é caracterizado pela intensidade. Na maioria das vezes, a condição ocorre de manhã ou depois de um esforço visual durante o trabalho no computador. Em alguns casos, a sensação do filme no olho passa depois de piscar, às vezes é necessário esfregar e hidratar os olhos.
Esta condição é freqüentemente acompanhada por outros sintomas:
- queimação e coceira desagradáveis;
- sensibilidade à luz;
- o aparecimento de “moscas” e manchas;
- fraqueza.
O sudário, em combinação com os sinais acima, pode ser um sinal não só para o aparecimento da doença dos órgãos oculares, mas também para o sistema nervoso, por isso é necessário visitar o oftalmologista para estabelecer o diagnóstico correto.
A aparência do filme é mais comum em idosos. Essa neoplasia consiste em uma membrana conjuntiva de tecido crescido demais. Uma patologia é chamada pterígio.
Na fase inicial, o filme entra apenas na parte da córnea e não interfere na visão. O perigo da doença é que o pterígio cresce, fechando gradualmente a pupila, e isso já leva à cegueira. O filme pode aparecer em um olho ou em dois ao mesmo tempo.
Filme nos olhos – razões
Existem muitos fatores que provocam o aparecimento de neoplasma:
- Exposição a longo prazo à radiação ultravioleta – a doença é mais comum entre os residentes dos países do sul, onde há muitos dias de sol e alta intensidade de radiação.
- A ação mecânica prejudicial de poeira, pequenas partículas, areia. Esses fatores negativos aumentam o vento, irritando a membrana mucosa.
- Predisposição genética – patologia pode ser transmitida entre parentes dentro da família.
- Inflamação freqüente da conjuntivite – a membrana mucosa é afetada por adenovírus, bactérias, irritantes alérgicos. Cada processo inflamatório deixa cicatrizes e leva a uma mudança na estrutura do tecido.
- Uma longa estadia na frente do monitor do computador provoca ressecamento e irritação da mucosa.
A conjuntiva do olho tem uma variedade de vasos sanguíneos e nervos, de modo que reage agudamente a qualquer efeito. O mucoso consiste em duas camadas: epitélio (superior) e profundo (submucosa).
A conjuntiva desempenha uma função protetora e hidratante, dentro dela são as glândulas responsáveis pela produção de fluido lacrimal. Com exposição prolongada a fatores negativos, seu epitélio é transformado, o tecido conjuntivo cresce e um filme branco aparece na frente da pessoa.
Além da doença do pterígio, o sudário e a visão turva causam as seguintes razões:
- Doenças de refração (hipermetropia, astigmatismo), o problema é corrigido pelo uso de óculos, lentes, terapia a laser.
- Síndrome do olho seco – devido à falta de umidade, a córnea seca e a visão escurece. Isso ocorre como resultado da deterioração do filme lacrimal.
- Catarata – uma doença dos idosos, causada pela nebulosidade do cristal.
- Glaucoma – visão prejudicada causada pela pressão intra-ocular.
- Aceitação de alguns medicamentos (contraceptivos orais, corticosteróides).
- Inflamação do nervo óptico.
Filme nos olhos de um recém-nascido
A obstrução dos ductos lacrimais é a principal razão pela qual as crianças aparecem nos olhos. Esta é uma doença rara da dacriocistite, que ocorre em 5% dos lactentes.
As razões para sua ocorrência:
- anomalia de desenvolvimento de tubos queixosos;
- ausência de canal lacrimal;
- danos para enfrentar com pinça obstétrica.
Durante o crescimento intra-uterino, as vias nasolacrimais da criança são cobertas por um filme gelatinoso. Não permite que o líquido amniótico entre no trato respiratório.
Com o primeiro choro de um recém-nascido, o filme deve rasgar, e se isso não acontecer, o ducto lacrimal permanece fechado. Patologia leva a fenômenos estagnados no saco lacrimal causando inflamação dos olhos.
Sinais de dacriocistite serão facilmente notados não apenas pelo pediatra, mas também pela mãe:
- lágrimas fluindo sem chorar;
- descarga purulenta nos cantos dos olhos;
- vermelhidão e inchaço da parte inferior do olho.
Diagnóstico da doença e prescrever o tratamento deve o oftalmologista após o exame do recém-nascido. Os medicamentos são prescritos para aliviar os sintomas da inflamação. A terapia usa lavagem anti-séptica, colírio e massagem. Como a criança cresce para 6-12 meses, o filme deve rasgar, se isso não acontecer, uma incisão cirúrgica será necessária.
Mais raramente, a causa do filme é um lipodermoide. É uma dobra elástica amarela clara móvel localizada na parte externa do olho. É uma patologia congênita, não aumenta durante a vida. A educação está fortemente associada à glândula lacrimal, portanto sua remoção é rara.
Filme no olho: o que fazer?
Oftalmologistas distinguem dois estágios de desenvolvimento do filme no órgão visual humano:
- Sintomas e manifestações da doença estão ausentes.
- Há inchaço, queimação, irritação, a visão se deteriora, há um crescimento ativo de neoplasma.
O tratamento do filme não se executa por remédios medicinais ou populares, não há preparações da sua remoção. Livrar-se do pterígio é possível cirurgicamente.
Na primeira fase da doença, um oftalmologista não prescreve uma operação. A educação de um tamanho pequeno é tomada sob a observação. Quando a condição e o tamanho mudam, a intervenção cirúrgica é imediatamente atribuída. Nesse estágio, é impossível atrasar a operação, a complexidade aumenta e há um alto risco de recorrência.
Como a cirurgia é realizada?
Preparação para a excisão do filme começa em 24 horas, a partir deste momento, é proibido tomar aspirina e outros meios que diluem o sangue. A operação é realizada com um bisturi ou laser.
A última opção tem vantagens significativas:
- o laser cauteriza os vasos sanguíneos, eliminando o sangramento;
- Não é necessário aplicar costuras;
- a reabilitação é mais rápida;
- a dor é menos pronunciada.
A excisão cirúrgica ou a laser ocorre sob a influência de anestesia local. O filme é cortado para a esclera, a remoção da educação leva 30 minutos.
Após a operação, o paciente usa um tapa-olho. O médico prescreve gotas especiais que excluem o desenvolvimento do processo inflamatório.
No final da operação, o paciente permanece por várias horas sob observação. Se ocorrer dor intensa durante este período, é necessário informar o médico que irá prescrever analgésicos. Por vários dias, lavar os olhos com água é proibido.
Infelizmente, a recorrência do pterígio é uma ocorrência frequente. Se ocorrer um novo acúmulo, você deve entrar em contato com seu médico novamente.
Prevenção
Medidas preventivas incluem a exclusão de fatores que desencadeiam o crescimento do filme:
- proteger os olhos da luz solar com a ajuda de óculos de sol;
- evitar objetos estranhos;
- reduza o tempo de trabalho por trás do monitor, faça pausas a cada hora.
1 Comment
Very well written! The points discussed are highly relevant. For further exploration, check out: LEARN MORE. Keen to hear everyone’s opinions!